top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorVitor Pinheiro

Projeto Vitória da Restinga marca presença na abertura do “Praia Limpa 2024”


Equipe do Projeto Vitória da Restinga presente na ação


O primeiro fim de semana de 2024 foi marcado por muitas atividades voltadas para  sensibilização ambiental na Praia de Camburi. Isso porque no dia 06 de janeiro, ocorreu a abertura da campanha Praia Limpa 2024, promovida pela Prefeitura de Vitória, na Arena de Verão.  A programação contou com o apoio do Projeto Vitória da Restinga, que compareceu com um estande informativo, onde o público que transitava no local, encontrava diversas abordagens a respeito do ecossistema. Para o público infantil, algumas das atividades disponíveis foram os jogos “Quebra-cabeça da Restinga” e “Ajude a Gambá” (um tabuleiro de perguntas e respostas voltado para a fauna de marsupiais). Já para os adultos, a interlocução foi realizada através de informativos físicos como banners e livretos que apontavam características da Restinga


Atividades de abordagem com o público presente no evento / FOTOS: Leonardo Merçon e Vitor Pinheiro


A grande novidade no evento ficou por conta da estreia da nova mascote do Instituto Últimos Refúgios, a Gambá-de-orelha-preta Penelope, que junto com a já conhecida mascote Coruja-buraqueira Atena, interagiu com todo o público, animando e facilitando o processo de sensibilização, tanto dos pequenos, quanto dos adultos, curiosos com a aparição das personagens. 


Além do Projeto Vitória da Restinga, outros estandes presentes foram os do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), Semus, do Instituto Baleia Jubarte, do Projeto Vitória da Restinga/Instituto Últimos Refúgios. 


Apresentação da nova mascote para o público / FOTOS: Leonardo Merçon e Vitor Pinheiro


Limpeza Simbólica 

Uma limpeza de praia simbólica foi realizada, onde o público geral e projetos envolvidos, agiram como voluntários para realizar uma coleta de resíduos pelas areias da Praia de Camburi, o que teve o objetivo de sensibilizar e expor a situação para os banhistas que ali se encontravam 


Limpeza simbólica realizada junto a Secretaria Central de Serviços / FOTOS: Vitor Pinheiro



Com a temática "Corpo, Mente, Ambiente - Saúde é Praia Limpa", as atividades da campanha seguem até o dia 28 deste mês, sempre aos fins de semana, de acordo com a Prefeitura Municipal de Vitória.


Projeto Vitória da Restinga

O Projeto Vitória da Restinga é uma realização do Instituto Últimos Refúgios. Em parceria com a Vale e a Prefeitura de Vitória e busca promover o diálogo com a comunidade por meio de ações de sensibilização ambiental, informando sobre a importância da Restinga, a biodiversidade local e o trabalho de revitalização na Restinga da Orla de Camburi, em Vitória, capital do Espírito Santo.

O objetivo é gerar um efeito positivo para as comunidades locais e ressaltar a importância de conservar a biodiversidade desse ambiente tão impactado.



FOTOS: Vitor Pinheiro





56 visualizações

Commenti


bottom of page