POST EM DESTAQUE

Foto do U.R. ganha concurso no Instagram

10/07/2019

1/7
Please reload

Saída do Clube de Observação da Natureza nas escolas sensibiliza alunos e pais

No Sábado, dia 3 de agosto aconteceu a segunda saída do Clube de Observação da Natureza, que é um dos projetos de educação ambiental do Últimos Refúgios que leva as crianças juntos dos pais para áreas naturais da Grande Vitória para poderem ver as belezas naturais do Espírito Santo, dessa vez a área escolhida foi o Mestre Álvaro na Serra.

 

 

O projeto é idealizado pelo Leonardo Merçon (presidente do Instituto Últimos Refúgios),João Zanardo (coordenador de Educação Ambiental do Últimos Refúgios) e Cristina Zampa (professora da EMEF Serrana e voluntária do instituto).  A atividade conta com a parceria da ONG Guardiões do Mestre Álvaro e a Prefeitura da Serra.

 

O Mestre Álvaro na Serra, foi escolhido devido a proximidade com os bairros onde os alunos da EMEF moram, para poderem ver toda a biodiversidade que eles podem encontrar do lado de casa. Além disso, também podem perceber a importância das áreas naturais preservadas para o nosso bem-estar e a tranquilidade que um passeio na mata pode trazer na nossa semana.

 

 

Fomos guiados pelo Junior Nass, que é Guia no Mestre Álvaro e Diretor Presidente do Guardiões do Mestre. Ele conhece muito bem as trilhas, os pontos interessantes e várias espécies de animais que habitam na área. Assim pôde nos dar uma visão mais completa sobre a diversidade local e a importância daquela área preservada.

 

Também fomos acompanhados pelo Felipe Ramos, funcionário da prefeitura da Serra que nos guiou pelas trilhas. Além disso, tivemos o apoio da Guarda Municipal que garantiu a segurança dos participantes durante nossa atividade..

 

 

 

Os alunos se mostraram muito empolgados com a atividade e vários fizeram registros bem bonitos das espécies que viram durante a atividade. Tudo  foi compartilhado conosco pelo grupo no Whatsapp do projeto.

 

Ao final da atividade ficamos impressionados com os número de espécies de animais que encontramos desde o Jardim Botânico da Serra até as Ruínas do Mestre Álvaro.

 

Ao todo foram vistas cerca de 47 espécies, incluindo aves, mamíferos, insetos, plantas e fungos.

 

Bem-te-vi, 

garça-branca-grande,  

quero-quero, 

socozinho, 

biguás, 

pica-pau-anão-barrado, 

andorinha doméstica, 

gavião-carrapateiro, 

suiriri, 

joão-de-barro, 

frango-d'água, 

Pombo-do-mato

japu, 

garça-branca-pequena, 

periquito-rei, 

anu-preto, 

rolinha-roxa, 

canário-da-terra-verdadeiro, 

jandaia, 

saíra-azul, 

fogo-apagou, 

urubu-de-cabeça-preta, 

urubu-de-cabeça-vermelha

sanhaço-do-coqueiro, 

corruíra, 

sabiá-do-campo, 

sireama, 

feijão-borboleta, 

aranha-de-jardim, 

chopim, 

cogumelos, 

libélula, 

sagui-de-cara-branca, 

beija-flor-rabo-branco-mirim

centopéia, 

formiga-dez-horas, 

maitaca-verde, 

piolho-de-cobra, 

borboletas coloridas (brancas, laranja, vermelhas, marrons), 

choca-de-sooretama, 

jequitibá (fruta), 

gaturamo, 

fimfim, 

caburé, 

barata-d'água, 

jabutiboia, 

jaçanã

 

 

Durante a atividade, percebemos que havia muito lixo espalhado pela trilha, então aproveitamos a passagem por lá para retirar os resíduos que encontramos. Vimos copos, tampinhas, sacolas e até pratos me marmita. Lixo que não deveria estar ali mas que serviu como objeto de educação ambiental, para os alunos entenderem a forma correta de descarte do lixo e a importância de manterem as áreas naturais sempre limpas.

 

 

Ficamos muito satisfeitos com o engajamento dos voluntários do Instituto Ùltimos Refúgios e de todos envolvidos em participar da atividade. Em especial  dos pais dos alunos, que disponibilizaram parte do seu tempo para levarem seus filhos para essa atividade tão importante para a conscientização ambiental e que visa a integração da família no processo de sensibilização.

 

 

Esperamos que o número de participantes só cresça e que consigamos atingir mais alunos com as belezas naturais do nosso estado.

 

AGRADECIMENTOS:

  • Thiago Negrelli

  • Viviane Boy

  • Eduarda Villar 

  • Wesley Lapa

  • Ian Oliveira 

  • Junior Nass

  • Filipe Ramos

  • Guardiões do Mestre Álvaro 

  • Prefeitura da Serra

  • Guarda Municipal 

  • EMEF Serrana

 

O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários e precisa de recursos para financiar as suas atividades. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar clicando na imagem abaixo ou no link: PARTICIPE.

 

Please reload

Store_UltimosRefugios.png

Somos uma organização sem fins lucrativos. Por isso dependemos de doações para manter viva a luta em prol do meio ambiente. Sua colaboração mensal garante a continuidade e a independência do nosso trabalho.

Post_amigos_do_ultimos_refugios01.jpeg

Quer receber novidades? - Assine a newsletter

CALL US:

+55 (27) 3022-1667

CHOOSE YOUR LANGUAGE:

Rua Humberto Balbi - 21 - Ed. Renê Descartes - sala 208 -

Jardim Camburi - Vitória, ES - Brazil

2006-2019 © Últimos Refúgios - All rights reserved

  • Facebook - Últimos Refúgios
  • YouTube - Últimos Refúgios
  • Instagram - Últimos Refúgios
  • Twitter - Últimos Refúgios