top of page

POST EM DESTAQUE

  • João Pedro Zanardo - Voluntária do Instituto

Início do Projeto de Clubes de Observação da Natureza nas escolas, realizado pelo Instituto Últimos

Em Fevereiro de 2019, aconteceram as palestras ministradas pelos nossos voluntários na EMEF Serrano em Serra Sede, como uma introdução ao novo projeto de Educação Ambiental do Instituto Últimos Refúgios.

O projeto se chama "Clubes de Observadores da Natureza nas Escolas", que consiste em mostrar para os alunos como o Espírito Santo é um estado rico em biodiversidade e ensiná-los a ter um olhar mais atento em relação a natureza.

A atividade consiste em ensinar as crianças sobre a diversidade natural do estado e em próximos encontros, organizamos saídas para áreas naturais da Grande Vitória, algumas em locais próximos a escola (como o pátio e praças próximas) e outras mais afastadas (acompanhados pelos pais) para mostrar na prática o que eles aprenderam na escola sobre a fauna do estado.

O objetivo das saídas é que as crianças vejam o que elas aprendem na teoria e fazer imagens e anotações para que possamos compartilhar com a população e a comunidade científica os dados que as crianças levantaram sobre a fauna do Espírito Santo nessas áreas.

Atualmente as pessoas estão cada vez mais distantes da natureza e isso vem trazendo diversos problemas físicos e psicológico devido a esse afastamento. Nosso objetivo é trazer de volta esse contato tão importante para o desenvolvimento das crianças como cidadãos consciente, os quais serão o futuro do nosso país, seguindo o lema do Instituto, “As pessoas só protegem o que sabem que existe”.

Durante o ano de 2019, todos os meses nossa equipe visitará os alunos da EMEF Serrano para dar continuidade no trabalho de Educação Ambiental, e ao Clube de Observação da Natureza da escola, e esperamos conseguir trazer a consciência ambiental, para que eles possam ter um papel multiplicador em suas comunidades e levar o legado de preservação e conservação adiante.



 

O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários e precisa de recursos para financiar as suas atividades. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar clicando na imagem abaixo ou no link: PARTICIPE.


"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"

Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.

bottom of page