top of page

POST EM DESTAQUE

  • Ana Clara Mardegan - estagiária Últimos Refúgios

Ação de limpeza de praias é promovida no Dia Mundial das Aves Migratórias

No Dia Mundial das Aves Migratórias (World Migratory Bird Day), celebrado no último sábado (12), ocorreu mais uma ação de limpeza na Praia de Camburi em Vitória.


Centenas de ações foram organizadas ao redor do mundo por entusiastas e ambientalistas, coordenadas pela Environment for the Americas, instituição sem fins lucrativos de abrangência continental que trabalha a favor da conscientização e conservação das aves, incentivando pessoas de todas as idades a atuarem em prol da causa.


O foco deste ano foi promover a reflexão sobre o mal causado pelo homem às aves e à natureza com a poluição e o descarte incorreto de materiais sólidos, como o plástico, um dos principais vilões do meio ambiente, da fauna marinha e de animais típicos do litoral.


Estudo divulgado pela WWF afirma que nove a cada dez aves marinhas possuem plástico no estômago, ingerido involuntariamente por meio da ingestão de peixes e outros animais que também sofrem com o problema ou por engano, ao confundirem resíduos que boiam no oceano com alimento.


Neste sentido, a discussão acerca dos impactos que a poluição gera aos litorais e aves marinhas foi o contexto que pautou a iniciativa.


A pequena ação realizada na Praia de Camburi reuniu voluntários engajados neste ato de defesa das aves. O evento resultou na coleta de mais de 25 kg de plástico e outros resíduos e até de um pneu de trator encontrado em meio à areia da praia.


Assim como em outras ações apoiadas e/ou organizadas pelo Últimos Refúgios, todo o lixo coletado deu forma a um “animal de lixo”. O animal da vez foi a ave migratória trinta-reis, bastante comum ao longo de toda a costa brasileira.


Iniciativas de limpeza das praias são promovidas durante todo o ano por diversas organizações, órgãos públicos e voluntários engajados na defesa da natureza.


Idealizados como uma forma de promover a mudança de hábitos insustentáveis, como o uso indiscriminado do plástico, as ações unem pessoas e incentivam a reflexão sobre a irresponsabilidade com o meio ambiente.



Fotos: Leonardo Merçon

 

O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários e precisa de recursos para financiar as suas atividades. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar clicando na imagem abaixo ou no link: PARTICIPE.


"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"


Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.


null




23 visualizações
bottom of page