top of page

POST EM DESTAQUE

  • Laiz Pontes Baptista

De volta à natureza! Ação Ambiental do Projeto Marsupiais

No dia 13 de dezembro de 2018, o Projeto Marsupiais em parceria com o Centro de Triagem de Animais Silvestres - CETAS-ES/IBAMA, realizaram a soltura de uma gambá-de-orelha-preta (Didelphis aurita), resgatada em um condomínio residencial na Serra, Espírito Santo.




O marsupial foi encontrado por um morador, ele havia sido atropelado dentro do condomínio. O síndico entrou em contato com o Projeto Marsupiais, para que nós pudéssemos auxiliá-lo no resgate e cuidados.


Acionamos a equipe do IBAMA, para realizar o resgate e apoiamos toda a ação. O animal foi resgatado e levado para o CETAS, onde foram realizados os cuidados necessários.

O projeto conta com a ajuda da voluntária, estudante de Medicina Veterinária, Lorena Musiello, que auxiliou a equipe do CETAS no tratamento. Segundo ela, a gambá encontrada, chegou muito debilitada e, pensando até que não havia muita expectativa de que o animal sobrevivesse. Felizmente, ela se recuperou muito bem, em uma semana, e pôde ser devolvida para a natureza.


Josiano Cordeiro Torezani, Analista Ambiental do CETAS/IBAMA, acredita que o trabalho do Projeto Marsupiais em conjunto com o CETAS é muito importante e facilitador para a reabilitação de animais. Antes, estes não chegavam a receber esses cuidados e vinham a óbito, sendo impedidos de retornar à natureza, mas agora é diferente!


A missão do Projeto é promover a conservação dos marsupiais, fomentando o desenvolvimento da empatia por esses animais, aumentando o conhecimento da diversidade de espécies existentes, desmistificando mitos com muitos trabalhos de Educação Ambiental, buscamos a sensibilização das pessoas quanto à importância ecológica deles na natureza.


Sobre os CETAS


Os Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama são unidades responsáveis pelo manejo dos animais silvestres que são recebidos de ação fiscalizatória, resgate ou entrega voluntária de particulares. Os Cetas possuem a finalidade de receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar esses animais silvestres, com o objetivo maior de devolvê-los à natureza, além de realizar e subsidiar pesquisas científicas, ensino e extensão. A solicitação de pesquisa deverá ser formalizada na Superintendência do Ibama. Fonte: Ibama 2018.



* Texto: Laiz Pontes Baptista - Bióloga no Projeto Marsupiais.


Conheça mais sobre o Projeto Marsupiais no LINK.


 

Gosta do trabalho do Instituto Últimos Refúgios? Faça parte de nossa história e ações, contrubuíndo com o programa "Amigo do Últimos Refúgios".

Saiba mais clicando na imagem abaixo:

Acompanhe também o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.

Facebook

www.facebook.com/ultimosrefugios

www.facebook.com/projetomarsupiais

Youtube

www.youtube.com/ultimosrefugios

"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"





bottom of page