POST EM DESTAQUE

Foto do U.R. ganha concurso no Instagram

10/07/2019

1/7
Please reload

Celebrando e apreciando nossos rios e córregos no Dia Mundial dos Rios

September 28, 2018

Essa semana comemora-se o Dia Mundial dos Rios (Quarto Domingo de Setembro) onde mais de 60 países e milhões de pessoas se reúnem para celebrar nossos rios e córregos. Durante toda a semana acontecem dias práticos, workshops, palestras e outros eventos.

Na última segunda feira dia 24 de Setembro de 2018 a pesquisadora Carolina Pinto representou o Instituto Últimos Refúgios no evento de restauração do córrego 'Pipp Brook' na Inglaterra. A 'World Rivers Week' (Semana Mundial dos Rios) tem como principal objetivo promover e relatar a entrega de projetos de restauração fluvial e melhoria dos rios em apoio à abordagem de ‘restauração de bacias hidrográficas’ e ao enquadramento dos corpos d'água na Europa (Water Framework Directive 2000/60/EC).

 

Os grupos de proteção aos rios e córregos aspiram alcançar a melhor gestão de enchentes através do uso de elementos naturais (NFM), minimizar os prováveis impactos negativos do aquecimento global, criar e conectar habitats para a vida selvagem. Além de re-conectar pessoas ao ambiente natural e promover o engajamento do público na recuperação de cursos d'água. Tanto para membros da comunidade local quanto para os profissionais envolvidos, as atividades de restauração fluvial são interessantes, variadas e muito recompensadoras, e ainda é possível aprender muitas habilidades no campo.

 

No vídeo produzido pela That's TV Surrey da Inglaterra, Glen Skelton, que é o oficial responsável pelo setor de ‘Wetland Landscapes’ da ‘Surrey Wildlife Trust’ explica que até este pequeno trecho de rio fornece serviços muito importantes, não é apenas a água potável, mas a redução do risco de inundações também. Se tivermos corredores de rios saudáveis, podemos reduzir as inundações nas cidades’. Dentre os voluntários envolvidos Alan, de 83 anos, deixou claro o porquê se envolver neste tipo de projeto ‘nossos rios são preciosos para as pessoas e para a vida selvagem e farei o que puder para ajudar’. Já no primeiro dia de eventos foi possível instalar duas grandes estruturas feitas de ‘feixes de galhos’ intra-calha e também avaliar a evolução das estruturas instaladas em Maio de 2017. 

A semana não terminou por aí, foram realizadas caminhadas, ações com comunidades ribeirinhas, palestras e mais restauração. Muitas celebrações ocorrem no domingo dia 30 de Setembro onde promove-se a importância da preservação de rios em todo o planeta neste Dia Mundial dos Rios.

 

 

*O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar no link: PARTICIPE

 

 

 

 

Please reload

Store_UltimosRefugios.png

Somos uma organização sem fins lucrativos. Por isso dependemos de doações para manter viva a luta em prol do meio ambiente. Sua colaboração mensal garante a continuidade e a independência do nosso trabalho.

Post_amigos_do_ultimos_refugios01.jpeg

Quer receber novidades? - Assine a newsletter

CALL US:

+55 (27) 3022-1667

CHOOSE YOUR LANGUAGE:

Rua Humberto Balbi - 21 - Ed. Renê Descartes - sala 208 -

Jardim Camburi - Vitória, ES - Brazil

2006-2019 © Últimos Refúgios - All rights reserved

  • Facebook - Últimos Refúgios
  • YouTube - Últimos Refúgios
  • Instagram - Últimos Refúgios
  • Twitter - Últimos Refúgios