POST EM DESTAQUE

Foto do U.R. ganha concurso no Instagram

10/07/2019

1/7
Please reload

Resgate de jacaré na Serra

December 21, 2017

O Projeto Caiman - Jacarés da Mata Atlântica resgatou mais um jacaré-de-papo-amarelo em Serra Dourada 1, no Espírito Santo. Na garagem de uma casa onde tinha 2 crianças pequenas.

 

 

Tamanho: 1,41 metros.

Peso: 9 kg.

Sexo : Macho

 

Os moradores locais capturaram o animal com um fio e o amarraram em um poste. Ligaram para o Projeto Caiman para falar da ocorrência.

 

Imediatamente o médico veterinário Marcelo Santos, e o fotógrafo de Natureza Joarley Rodrigues foram ao local para zelar pela saúde e bem estar do animal e das pessoas.

 

 

Ao chegar no local o animal estava extremamente assustado e estressado, a final de contas estava amarrado em um poste no meio da rua, com muitas pessoas em volta.

 

A equipe do Projeto Caiman instruiu as pessoas do local sobre a importância dos jacarés para a Mata Atlântica e também pera a humanidade. Em seguida, levou o para a sede do Projeto onde passou por um check-up de saúde e teve amostras coletadas para as pesquisas em conservação da espécie.

 

No dia seguinte a equipe junto a equipe do CETAS- IBAMA realizou a soltura do animal em um local protegido onda já ocorre uma população natural de jacarés.

 

O projeto Caiman é um programa de conservação referência do país em pesquisa e conservação de Jacarés. Desenvolve o monitoramento da saúde e ecologia de jacarés no Espírito Santo.

 

O município dá Serra é um local privilegiado onde se encontram várias lagoas e a maior população de jacarés do ES. A população de Jacarés da Serra passa dos 300 animais. Infelizmente incidentes como o ocorrido na Serra são frequentes. Com a grande perda de habitat, os animais estão sendo espremidos em meio as cidades. Este cenário gera esse tipo de encontro entre os seres humanos e animais selvagens.

 

O animal na maioria dos casos é molestado de diversas formas e em muitos casos se defendem como podem, o que pode gerar danos a saúde das pessoas.

 

Em muitas situações o jacaré é caçado. A caça além de causar grave desequilíbrio ecológico, é uma ameaça a saúde pública. Pesquisa publicada pelos pesquisadores do Projeto Caiman em uma revista internacional em dezembro de 2017, comprovou que o consumo de carne de caça de jacaré no ES pode causar graves saúdes a população humana, e em casos graves pode levar a morte da pessoa que ingeriu a carne. 

 

Em situações como a de Serra Dourada, a equipe recomenda para que a população não se aproxime do animal, e mantenha uma distância segura. Sempre que encontrar um jacaré, ligue para a equipe do Projeto Caiman.

 

Uma equipe especializada irá ao local zelar pela saúde do animal e das pessoas, além de orientar a população sobre aquela situação.

 

Se achar um jacaré, ligue: 

995734483 - Projeto Caiman

998183188 - Yhuri Nobrega (coordenador do projeto)

 

https://www.imd.org.br/projeto-caiman

Please reload

Store_UltimosRefugios.png

Somos uma organização sem fins lucrativos. Por isso dependemos de doações para manter viva a luta em prol do meio ambiente. Sua colaboração mensal garante a continuidade e a independência do nosso trabalho.

Post_amigos_do_ultimos_refugios01.jpeg

Quer receber novidades? - Assine a newsletter

CALL US:

+55 (27) 3022-1667

CHOOSE YOUR LANGUAGE:

Rua Humberto Balbi - 21 - Ed. Renê Descartes - sala 208 -

Jardim Camburi - Vitória, ES - Brazil

2006-2019 © Últimos Refúgios - All rights reserved

  • Facebook - Últimos Refúgios
  • YouTube - Últimos Refúgios
  • Instagram - Últimos Refúgios
  • Twitter - Últimos Refúgios