top of page

POST EM DESTAQUE

  • Revisado por Karol Mayra

Carnaval de luto em Vale Encantado, Vila Velha

Enquanto muitos estavam aproveitando as alegrias do carnaval, um grupo de ambientalistas tentava apagar um incêndio, no morro do Carcará, em Vale Encantado, Vila Velha, ES


O incêndio criminoso começou na manhã da última segunda-feira (27) e devastou uma área considerável, conforme a foto abaixo.

Algumas pessoas, que estavam monitorando a área chegaram a fotografar o incendiário de costas, enquanto fugia. Moradores acionaram o Corpo de Bombeiros e esse órgão não atendeu. O grupo tentou apagar o incêndio, com total insucesso.

Sem apoio das autoridades constituídas, o sonho de criar o Parque da Lagoa Encantada fica cada vez mais distante. O verde da vegetação está virando pó de carvão, mas alguém deve estar sorrindo!


Sobre a área


A APP Lagoa Encantada é uma Área de Preservação Permanente que fica na área conhecida como Areal do Vale Encantado e recebeu este nome, em homenagem a conhecida lagoa de nome: Lagoa Encantada, esta lagoa também teve influência no nome do bairro Vale Encantado que até então se chamava Parque Alice. Esta área possui 1.194.804.85 m² e fica entre os bairros: Vale Encantado, Jardim do Vale, Santa Clara, Rio Marinho, Jardim Marilândia, Rodovia Darly Santos e Avenida Carlos Lindemberg. É uma área de extrema beleza, com diversas espécies animais, berçário de Garças e Jacarés dentre outras espécies

A pequena área verde, ainda existente no local, é muito cobiçada para expansão imobiliária, porém, sua conservação é de extrema importância para a comunidade local. Trata-se de um resquício da Mata Atlântica, onde está a nascente do Rio Aribiri, com grande biodiversidade, onde são feitos estudos e pesquisas por Igrejas, estudantes e biólogos.


Importância da região


É uma importante área de lazer para a comunidade, que a visita para banhos de lagoa, pesca, piqueniques, trilhas de bike, observação de aves e outras atividades. Muitos tiram de lá ervas medicinais para cura de diversas doenças. Existe também, muita sacralidade na área, pois várias Igrejas realizam batismo nas águas de sua lagoa.

A área exerce a importante função reguladora de enchentes, impedindo o alagamento dos bairros próximos, pois é permeável e baixa, demora a encharcar e quando encharca, retém toda a água em seu solo alagável.


Problemas enfrentados


Os principais ataques sofridos na região são a derrubada de árvores e incêndios. Várias denúncias foram feitas à Polícia Ambiental, Ministério Público Estadual (MPES) e Prefeitura Municipal de Vila Velha, por pessoas da comunidade, pelo DESEA – Fórum de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental do Grande Vale, pelo Instituto Ecomaris e pelo Fórum Popular em Defesa de Vila Velha. Na semana passada, foi protocolada no MPES mais uma denúncia de desmatamento no mesmo local.


NOS AJUDE A PRESERVAR!

Conheça a biodiversidade do local e ajude a defendê-la:

https://www.facebook.com/AppLagoaEncantada/​

MAIS INFORMAÇÕES: Willerman – (27) 99785-2247


MAIS FOTOS:


151 visualizações
bottom of page