top of page

GUIA ONLINE DE OBSERVAÇÃO DE AVES

NO ESPÍRITO SANTO

SANTA TERESA

PONTOS DE OBSERVAÇÃO DE AVES E CONTATO COM A NATUREZA

Santa Teresa é um município brasileiro do estado do Espírito Santo. Sua população estimada em 2007 era de 20.179 habitantes.
Santa Teresa é também chamada "Beija-flor do Espírito Santo", graças à abundância destas aves na região e, principalmente, por ser a terra onde nasceu e viveu o cientista Augusto Ruschi — pioneiro nas pesquisas com beija-flores e fundador do Museu de Biologia Professor Mello Leitão, localizado na cidade. O município possui uma das mais exuberantes biodiversidades do mundo, e está cercado pelas montanhas da região serrana do Espírito Santo, com cerca de 40% de seu território composto de Mata Atlântica.
É reconhecida como a primeira cidade fundada por imigrantes italianos no Brasil.

PONTOS DE OBSERVAÇÃO

SUGESTÕES

MUSEU DE BIOLOGIA MELLO LEITÃO

Instituto Nacional da Mata Atlântica - INMA (Museu de Biologia Professor Mello Leitão - MBML)

O Parque Zoobotânico está instalado na antiga chácara Anita, residência que pertencia a família de Augusto Ruschi. Esta área destinada à preservação da Mata Atlântica, está inserida no centro da cidade de Santa Teresa, onde pode-se encontrar diversas espécies de fauna e flora: são beija-flores, jacupembas, esquilos, macacos e muitos outros lindos animais de vida livre.
No espaço do INMA, também acontece um trabalho de sensibilização da população com a presença de exposições artísticas/biológicas e de animais cativos (frutos de resgates, e que são mantidos quando o animal não tem mais condições de sobreviver na natureza), recebendo cerca de 80 mil visitantes por ano.
Uma das principais funções do local, desde sua criação, é a atuação nas pesquisas cientificas. O INMA/MBML é celeiro de importantes pesquisas que contribuem com o avanço cientifico relacionado à conservação da biodiversidade.

QUINTA DO MENDES

Propriedade privada

A Quinta do Mendes faz parte do Circuito Colibri que se situa no município de Santa Teresa. Este circuito tem diversas atrações Eco e Agroturísticas para turistas e moradores da cidade. A Quinta do Mendes está em fase de implantação de Restaurante com especialidade em carne de Cordeiro e de um Cama&Café Rural, além desses atrativos a Quinta já está aberta para Observadores de Aves que queiram melhorar suas fotos e fazer vários “lifers” com espécies importantes da Mata Atlântica como o “Gavião de Penacho”, “Beija-flor Rajado” e a “Coruja Preta”. Tendo uma altitude de 935 metros a Quinta tem um pôr do sol maravilhoso com uma temperatura típica da montanha convidando o turista a Amanhecer e Entardecer neste paraíso que fica a 22 km do Centro da Cidade. 

Circuito Caravaggio – Pousada Sítio Canaã

Reserva natural privada aberta à visitação

A Pousada Sítio Canaã está localizada a 6 Km do centro da cidade de Santa Teresa, tendo uma altitude média de cerca de 900 metros. É um santuário da Mata Atlântica, com nascentes e inúmeros lagos. Essa combinação propicia abrigo e alimentação para uma fauna bem diversificada, principalmente em aves. A Pousada incentiva parcerias de pesquisas científicas e está no Circuito Caravaggio, roteiro turístico com muitas opções. Aventura, tradição e natureza.

Please reload

ESPÉCIES DE AVES INTERESSANTES

*FOTOS FEITAS NO LOCAL*

(veja lista de ocorrência completa nas páginas dos locais de observação)

COMO CHEGAR

COMO CHEGAR DE AVIÃO

Sabe dessa informação? Manda pra gente! 

COMO CHEGAR DE ÔNIBUS

Sabe dessa informação? Manda pra gente! 

COMO CHEGAR DE CARRO

Sabe dessa informação? Manda pra gente! 

COMO CHEGAR A PÉ

Sabe dessa informação? Manda pra gente! 

Please reload

SUGESTÕES

ONDE FICAR

AGUARDANDO SUGESTÕES

Conhece hotéis, pousadas, hostels, campings nesse município próximos às atrações listadas ao lado? Mande pra gente!

Please reload

CONDUTORES LOCAIS

SEU NOME AQUI!

Você é condutor na sua região? Nos avise!

Please reload

SUGESTÕES

MAIS INFORMAÇÕES

There are no items in this list

Please reload

AGUARDANDO SUGESTÕES

Conhece algum site ou matéria sobre este local? Mande pra gente!

Please reload

COLABORADORES

(Instituíções ou pessoas que ajudaram a montar o conteúdo desse local)

VISITOU ESTE LOCAL? DEIXE UMA MENSAGEM PARA OUTROS USUÁRIOS SABEREM COMO FOI SUA PASSARINHADA!

bottom of page