top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorVitor Pinheiro

Vitória da Restinga: alunos da educação infantil aprendem o plantio de espécies da restinga


Atividades sendo aplicadas no Cmei Rubens José Vervloet Gomes/ FOTO: Anna Sacchetto



O mês de outubro para as crianças dos Centros de Educação Infantil Rubens José Vervloet Gomes e Marlene Orlande Simonetti foi marcado pelo contato direto com a natureza. Em iniciativa do Projeto Vitória da Restinga, os alunos colocaram as mãos na terra, e aprenderam a germinar sementes oriundas da restinga.


O “Sementes da Restinga” (nome dado à atividade), tem o objetivo de aproximar os pequenos do convívio e preservação do ecossistema e consistiu no plantio de pitanga e aroeira, espécies comuns na flora de restinga. As sementes, assim como a terra propícia, foram doadas pela Prefeitura de Vitória, através da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam). O material é originado no Viveiro da cidade, responsável pelo reflorestamento da capital e ações educativas.



Crianças acompanhando o plantio no Cmei Rubens José Vervloet Gomes/ FOTO: Anna Sacchetto


Ao todo, 117 crianças, instruídas por educadoras ambientais, participaram da ação e tiveram a experiência de contato com a terra e as particularidades do plantio, como o cheiro e a sensação de interação com a natureza.


O Sementes da Restinga é uma extensão do Projeto Restinga nas Escolas, realizado pela equipe Vitória da Restinga.



FOTOS: Anna Sacchetto




PROJETO RESTINGA NAS ESCOLAS

A equipe do Projeto Vitória da Restinga, iniciativa do Instituto Últimos Refúgios em parceria com a Vale e a Prefeitúra Municipal de Vitória, busca promover a sensibilização e a informação sobre a restinga para alunos, da educação infantil ao ensino fundamental. O processo é realizado através de atividades teóricas e práticas que buscam fixar o conteúdo aprendido com os estudantes, além de estimular iniciativas de preservação, com ações de sensibilização ambiental. Assim, através de diálogos e ações, é oportunizada uma mudança de pensamentos sobre o que é a restinga, sua importância e relação com a biodiversidade local.

Um agradecimento especial às escolas que receberam nossa equipe e aos alunos, que participaram das atividades com tanto ânimo. Também gostaríamos de parabenizar aqueles que trabalharam com empenho para sensibilizar as crianças, a equipe do Projeto Vitória da Restinga: Iasmin Macedo, Caroline Reis, Marina Mello, Anna Flavia Sacchetto, Laiz Pontes, Elen Santana e Scarlet Nivea.


Comments


bottom of page