top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorVitor Pinheiro

Projeto Restinga nas Escolas: mais de 250 crianças do ensino infantil são contempladas em Vitória


Alunos do Cmei Rubens José Vervloet Gomes durante as atividades com educadora Marina Mello/ FOTO: Anna Sacchetto




Nos meses de setembro e outubro, os pequenos se empolgaram com o Projeto Restinga nas Escolas, realizado pela equipe Vitória da Restinga, uma iniciativa do Instituto Últimos Refúgios. Foram atendidas cerca de 290 crianças do ensino infantil do município de Vitória, ES.


As atividades aconteceram nas escolas Cmei Rubens José Vervloet Gomes, em Jardim Camburi e Cmei Marlene Orlande Simonetti no bairro República, e tiveram o objetivo de, com uma abordagem didática, ensinar e sensibilizar sobre a restinga, sua biodiversidade e importância.


Educadora ambiental Anna Sacchetto instruindo alunos/ FOTO: Laiz Pontes




As ações desta etapa atenderam a educação infantil; discentes de até 5 anos, foram realizadas danças infantis e brincadeiras como “estátua”, além das atividades originais do projeto como a apresentação da “Historinha da Restinga”, pintura de máscaras e aplicação de jogos como o “Encontre o Tesouro” para a fixação do conteúdo apresentado às crianças.




Aplicação do jogo Encontre o Tesouro/ VIDEO: Marina Mello




PROJETO RESTINGA NAS ESCOLAS

A equipe do Projeto Vitória da Restinga, iniciativa do Instituto Últimos Refúgios em parceria com a Vale e a Prefeitúra Municipal de Vitória, busca promover a sensibilização e a informação sobre a restinga para alunos, da educação infantil ao ensino fundamental. O processo é realizado através de atividades teóricas e práticas que buscam fixar o conteúdo aprendido com os estudantes, além de estimular iniciativas de preservação, com ações de sensibilização ambiental. Assim, através de diálogos e ações, é oportunizada uma mudança de pensamentos sobre o que é a restinga, sua importância e relação com a biodiversidade local.

Um agradecimento especial às escolas que receberam nossa equipe e aos alunos, que participaram das atividades com tanto ânimo. Também gostaríamos de parabenizar aqueles que trabalharam com empenho para sensibilizar as crianças, a equipe do Projeto Vitória da Restinga: Iasmin Macedo, Caroline Reis, Marina Mello, Anna Flavia Sacchetto, Laiz Pontes, Elen Santana e Scarlet Nivea.



Desenhos feitos pelas crianças do Cmei Marlene Orlande Simonetti/ FOTOS: Marina Mello




Comments


bottom of page