top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorVitor Pinheiro

Alunos da Rede Municipal de Vitória passam manhã de sensibilização na Restinga de Camburi


Alunos da escola EMEF Éber Louzada Zippinotti durante caminhada na Praia de Camburi / FOTO: Laiz Pontes

Nos dias 28/02 e 01/03, o Projeto Vitória da Restinga promoveu mais uma ação sensibilizadora, intitulada "Um dia na Restinga", em parceria com a Vale, na área do Atlântica Parque e no canteiro de obras do Parque Costeiro, na Praia de Camburi, Vitória. Alunos do 6º ano da EMEF Elzira Vivácqua dos Santos e da EMEF Éber Louzada Zippinotti foram os participantes contemplados, imergindo em uma experiência de aprendizado teórico e prático sobre o ecossistema da Restinga.

A jornada começou com uma caminhada pelas areias das Praia de Camburi. Com o foco voltado para a vegetação de Restinga, os alunos observaram a diversidade da flora presente no local, assim como os efeitos de uma Restinga desenvolvida e das ações antrópicas no ecossistema. Já quanto a fauna, os estudantes puderam ver de perto aves nativas, crustáceos e até mesmo a presença invasores como o caracol-africano. Toda a atividade foi guiada pelas educadoras ambientais do Projeto Vitória da Restinga, apoiados pela Vale e Ipê Engenharia, que reforçaram os conhecimentos adquiridos em sala, compreendendo a importância da preservação desse ecossistema costeiro.


Atividades desenvolvidas na Praia de Cambuiri / FOTOS: Laiz Pontes e Vitor Pinheiro


Após a atuação na natureza, os estudantes visitaram o canteiro de obras do Parque Costeiro, onde foram recebidos por engenheiros e técnicos responsáveis pela preservação ambiental da área. Lá, aprenderam sobre práticas sustentáveis, como o manejo adequado de resíduos e a importância da reciclagem. Encerrando o dia com uma breve apresentação sobre o ecossistema, os alunos retornaram à escola, conscientes e inspirados para cuidar e preservar a Restinga. A inauguração do Parque Costeiro é prevista ainda para 2024; a área é construída e será administrada pela Vale.

Etapa da visita Técnica no centro de obras do Parque Costeiro / FOTOS: Laiz Pontes e Vitor Pinheiro


Projeto Vitória da Restinga

O Projeto Vitória da Restinga é uma realização do Instituto Últimos Refúgios. Em parceria com a Vale e a Prefeitura de Vitória e busca promover o diálogo com a comunidade por meio de ações de sensibilização ambiental, informando sobre a importância da Restinga, a biodiversidade local e o trabalho de revitalização na Restinga da Orla de Camburi, em Vitória, capital do Espírito Santo.

O objetivo é gerar um efeito positivo para as comunidades locais e ressaltar a importância de conservar a biodiversidade desse ambiente tão impactado.


FOTOS: Laiz Pontes e Vitor Pinheiro





78 visualizações

Comments


bottom of page