top of page

POST EM DESTAQUE

  • Ana Clara Mardegan - Instituto Últimos Refúgios

Viu um gambá por aí? Projeto Marsupiais resgata filhote na Praça dos Namorados

Enquanto grande parte das pessoas permanece dentro de casa em isolamento social, a natureza aproveita para correr livre pelas cidades. Este foi o caso do resgate realizado pelo Projeto Marsupiais na manhã da última sexta-feira (12), na Praça dos Namorados, em Vitória.


Na data de celebração ao amor, um pequeno gambá decidiu passear justamente pela praça que faz homenagem aos casais apaixonados. O animal chamou atenção do morador Aecio Bumachar, que passeava com seus cachorros quando avistou o filhote de gambá correr pela movimentada avenida Saturnino de Brito, na Praia do Canto, e quase ser atropelado.


O morador, então, decidiu entrar em contato com a coordenadora do Projeto Marsupiais, Iasmin Macedo, experiente em resgates da espécie.


A bióloga, com ajuda do companheiro Daniel Gois, deu início ao que se provaria ser uma intensa e exaustiva missão de captura. O resgate exigiu grande esforço da dupla, uma vez que o pequeno marsupial pareceu se divertir em um jogo de pique-esconde, escondendo-se em arbustos e pregando peças nos “perseguidores”.


Gambá corre pela Praça dos Namorados, em Vitória/ES. Foto: Aecio Bumachar


Foi preciso elaborar um plano estratégico para a tarefa: Daniel cercou o esconderijo do animal, dentro de um pequeno arbusto, enquanto Iasmin, já à espreita, correu para capturá-lo. O gambá - que apesar de pequeno, demonstrou grande agilidade - investiu em uma nova tentativa de fuga, mas não foi páreo para fugir das mãos da bióloga.


Filhote de gambá resgatado. Foto: Aecio Bumachar

O animal recebeu comida, água, descanso e uma breve avaliação física antes de ser liberado para voltar à natureza. A coordenadora contactou o IBAMA e a Prefeitura de Vitória para viabilizar a soltura, já que todos os parques municipais - que contam com grandes áreas verdes, ideais para a sobrevivência da espécie - estão fechados em decorrência da atual pandemia.


A soltura foi realizada no Parque da Fonte Grande, em Vitória, com acompanhamento de um segurança local. Depois de uma manhã intensa, o marsupial pôde finalmente retornar à natureza, enquanto Iasmin e Daniel, casal responsável pelo resgate, voltavam para casa com uma grande história de Dia dos Namorados para contar.



* Caso encontre um animal silvestre em situação ou área de risco próximo à áreas urbanas, entre em contato com os órgãos ambientais da sua região. Não maltrate ou permita que outras pessoas agridam o animal. Toda espécie possui um papel fundamental ao equilíbrio ecológico e à natureza.

 

O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários e precisa de recursos para financiar as suas atividades. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar clicando na imagem abaixo ou no link: PARTICIPE.


"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"


Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.


null




bottom of page