top of page

POST EM DESTAQUE

  • Ana Clara Mardegan - Instituto Últimos Refúgios

#9: Projeto Caiman: filhotes de Jacaré-do-papo-amarelo - Últimos Refúgios na TV Ambiental

Instituto Últimos Refúgios e TV Ambiental apresentam o nono episódio do Programa Últimos Refúgios. A edição apresenta os pequenos filhotes do Jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris), espécie protegida pelo Projeto Caiman - Jacarés da Mata Atlântica, no Espírito Santo.


Leonardo Merçon recebe a estagiária de biologia do Projeto Caiman Mary Tavares, especialista em cuidados neonatais. A convidada comenta algumas informações sobre a espécie e relata experiências na área, como a busca por ninhos e os cuidados aos pequenos répteis.


Leo e Mari

No primeiro ano de vida, os filhotes são dependentes da mãe e, portanto, bastante suscetíveis a ataques de predadores ou caçadores. As ninhadas costumam ter por volta de 40 indivíduos, que levam de 65 a 90 dias para saírem de seus ovos. Nesta fase, produzem sons guturais para se comunicarem com a mãe, instinto que permanece mesmo após o nascimento.


Os Jacarés-de-papo-amarelo estão em perigo no Espírito Santo. Sofrem, principalmente, com a perda de habitat, a caça e com dificuldades de reprodução. O Projeto Caiman, por meio da sensibilização ambiental, pesquisa e difusão científica, busca garantir a preservação da espécie.


Confira o episódio na íntegra:

"Programa Últimos Refúgios" é um patrocínio Reserva Ambiental Águia Branca, mantida pelo Grupo Águia Branca no município de Vargem Alta, Espírito Santo.

 

O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários e precisa de recursos para financiar as suas atividades. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar clicando na imagem abaixo ou no link: PARTICIPE.


"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"


Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.


null




bottom of page