POST EM DESTAQUE

Foto do U.R. ganha concurso no Instagram

10/07/2019

1/7
Please reload

Hoje é comemorado o dia de proteção às florestas, dia de refletir o quão importante elas são para o nosso planeta! 

 

Você sabia?!

 

As florestas são de grande importância no equilíbrio ecológico da Terra. Elas são responsáveis por absorver o gás carbônico, responsável pelo efeito estufa, e liberar oxigênio para a atmosfera, gás essencial para a vida, atuando diretamente na qualidade de vida e controle da temperatura do planeta.

 

Além disso, as florestas também servem de habitat para a maior biodiversidade do nosso planeta, fornecem madeiras, combustíveis, matérias primas e são responsáveis por alimentar milhões de espécies incluindo nós, seres humanos.

 

 

 

As copas das árvores nos fornecem sombra e um ambiente mais fresco e as florestas também atuam na qualidade do ar, deixando-o mais puro.

E não é só isso, você já ouviu dizer que “onde tem vegetação tem chuva"? Exatamente! As florestas atuam diretamente no ciclo da água. 

 

 

A riqueza do nosso Brasil, a Floresta Amazônica!

 

Nós temos em nosso país a maior floresta tropical do mundo, a floresta Amazônica! Ela é responsável por mais da metade da biodiversidade da Terra, representando um terço das florestas tropicais no mundo.

Atualmente nossa floresta está sendo ameaçada devido ao desmatamento, queimadas e ações antrópicas, colocando em risco a biodiversidade vivente em nosso planeta. 

 

A Mata Atlântica

 

A Mata Atlântica é uma floresta tropical que sofreu grande devastação pela ação humana. Esta floresta tropical cobria, originalmente, todo o território capixaba, além da costa brasileira. 

Hoje, há esforços para recuperação das áreas remanescentes da Mata Atlântica no estado, porém o desmatamento continua crescente, ameaçando a existência de muitas espécies, inclusive endêmicas, como o sapinho pingo de ouro. 

 

Mata Atlântica e áreas remanescentes de floresta em Vitória e Vila Velha- ES

 

Você conhece o Curupira?!

 

No Brasil, temos um personagem folclórico muito conhecido, o Curupira. O  personagem é um protetor das florestas, possui cabelos vermelhos de fogo e os pés virados para trás. A lenda diz que ele protege nossas florestas das agressões ocasionadas pelo homem como desmatamento, caça de animais, queimadas, exploração e tantas outras ações.

 

Então, neste dia tão importante que tal nos tornarmos curupiras na vida real? Vamos proteger nossas florestas!  

 

 

"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"

 

Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.

 

 

 

Please reload

Store_UltimosRefugios.png

Somos uma organização sem fins lucrativos. Por isso dependemos de doações para manter viva a luta em prol do meio ambiente. Sua colaboração mensal garante a continuidade e a independência do nosso trabalho.

Post_amigos_do_ultimos_refugios01.jpeg

Quer receber novidades? - Assine a newsletter

CALL US:

+55 (27) 3022-1667

CHOOSE YOUR LANGUAGE:

Rua Humberto Balbi - 21 - Ed. Renê Descartes - sala 208 -

Jardim Camburi - Vitória, ES - Brazil

2006-2019 © Últimos Refúgios - All rights reserved

  • Facebook - Últimos Refúgios
  • YouTube - Últimos Refúgios
  • Instagram - Últimos Refúgios
  • Twitter - Últimos Refúgios