POST EM DESTAQUE

Foto do U.R. ganha concurso no Instagram

10/07/2019

1/7
Please reload

DIA MUNDIAL DOS OCEANOS

 

Você sabia que o dia 08 de junho é uma data importante para a conservação dos oceanos? Pois é!  Nesta data é comemorado o Dia Mundial dos Oceanos!

 

 

Tudo começou em 1992, quando o Governo do Canadá propôs, na ECO-92 (aqui no Brasil, no Rio de Janeiro!), a instituição do Dia Mundial dos Oceanos. Em dezembro de 2008, em uma grande conquista, o Dia Mundial dos Oceanos, comemorado no dia 08 de junho, foi aprovado pela ONU! O objetivo da criação deste dia é celebrar o oceano e sua importância, além de aumentar a conscientização sobre o estado dos oceanos e de toda a vida que depende dele, ou que é afetada direta ou indiretamente por ele.

 

O tema escolhido para as comemoração do Dia Mundial dos Oceanos deste ano foi “Juntos, podemos proteger e renovar o nosso oceano”.

 

MAS POR QUE PROTEGER?

 

Você sabia que os oceanos são considerados pulmões do nosso planeta? Eles produzem a maior parte do oxigênio atmosférico. Além disso, absorvem grande quantidade de calor (ou seja, ajudam a regular o nosso clima), alimentam mais de um terço da população mundial, tem grande importância econômica e abrigam a maior biodiversidade da Terra! Ou seja, os oceanos são essenciais para a manutenção da vida!

 

Mas eles vêm sofrendo com muitos impactos causados pelo homem, como aquecimento, superexploração de recursos, e pela poluição. E por falar em poluição, de acordo com a ONU, 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos anualmente - se continuar assim, em 2050 haverá mais plástico nos oceanos do que peixes!

 


Todo esse impacto vem afetando a vida marinha que vêm diminuindo em quantidade de espécies e de indivíduos em todo ambiente marinho. Um exemplo da consequência desses impactos é no recife de corais: o aquecimento global está afetando diretamente os recifes que, de acordo com Ministério do Meio Ambiente, abrigam 1 em cada 4 espécies marinhas, incluindo 65% dos peixes!

 

E aí entra a APA Baía de Tartarugas! Ela é muito importante, pois valoriza a riqueza natural da baía e populariza o grande potencial para o ecoturismo na região, contribuindo para a conservação da vida marinha.

 

O Instituto Últimos Refúgios vem atuando diretamente na conservação dos oceanos e da vida marinha! O Instituto promove ações, como a Ação Coletiva em Prol da Vida Marinha em praias para recolhimento de lixo; também atua apoiando projetos dessa área, participando de ações, promovendo palestras, fotografando e fazendo filmagens, e muito mais; além disso, participa criando projetos, como o próprio Projeto Baía de Tartarugas, que valoriza a riqueza natural da baía e populariza o grande potencial para o ecoturismo na região.

 

 

Mas como VOCÊ pode atuar? Aí vão algumas dicas:

  • Não jogando lixo nos oceanos, nem no chão;

  • Diminuindo seu consumo de plástico ou trocando por opções mais ecológicas e sustentáveis, como por exemplo: trocando canudos plásticos por canudos ecológicos, sacolas plásticas por sacolas retornáveis, garrafas pets pela sua própria garrafinha de água na bolsa, e por aí vai!

  • Diminuindo sua pegada de carbono, com a utilização de bicicletas e transportes públicos, por exemplo;

  • Dando preferência por embalagens biodegradáveis, que não utilizam plásticos, nem isopor, por exemplo;

  • Fazendo  coleta seletiva de lixo;

  • Espalhando seu conhecimento e sensibilizando colegas, amigos e familiares;

  • Participando de ações, como a de coleta de lixo da praia, ou organizando o seu próprio mutirão!

  • Apoiando ONGs! Saiba mais em nosso site: https://www.ultimosrefugios.org.br/doacao.

 

Junte-se a nós e comemore conosco esse dia 08 de junho tendo atitudes muito mais sustentáveis! Vamos lá?!

 

 

 

"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"

 

Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.

 

 

 

Please reload

Store_UltimosRefugios.png

Somos uma organização sem fins lucrativos. Por isso dependemos de doações para manter viva a luta em prol do meio ambiente. Sua colaboração mensal garante a continuidade e a independência do nosso trabalho.

Post_amigos_do_ultimos_refugios01.jpeg

Quer receber novidades? - Assine a newsletter

CALL US:

+55 (27) 3022-1667

Rua Humberto Balbi - 21 - Ed. Renê Descartes - sala 208 -

Jardim Camburi - Vitória, ES - Brazil

2006-2019 © Últimos Refúgios - All rights reserved

  • Facebook - Últimos Refúgios
  • YouTube - Últimos Refúgios
  • Instagram - Últimos Refúgios
  • Twitter - Últimos Refúgios