top of page

POST EM DESTAQUE

  • João Pedro Zanardo - Voluntária do Instituto

Continuidade do Projeto de Clubes de Observação da Natureza nas escolas, realizado pelo Instituto Úl

No dia 26 de junho realizamos com os alunos da EMEF Serrana, na Serra, a terceira etapa do projeto do Clube de Observadores da Natureza que consiste em uma saída para campo com os alunos que tiveram interesse em participar do projeto para conhecer um pouco mais sobre biodiversidade e a riquezas naturais do estado.

As etapas do projeto consistiram em: apresentação do projeto, oficina de observação da natureza e a saída para campo. O local escolhido para essa saída foi o Jardim Botânico da Serra, conhecido como Horto da Serra que é um parque com bastante área verde e um lago onde as pessoas costumam fazer caminhadas e praticar esportes. Além disso, o parque está no limite da zona urbana da Serra e bem próximo ao Mestre Álvaro, uma área bem grande de proteção ambiental que abriga diversas espécies de animais e plantas.

Diversos fatores tornam essa área ótima para a realização da nossa atividade, pois é uma área de fácil acesso e tranquila para circular e se aproximar dos animais. Além disso, devido a proximidade com a área natural, nós podemos ver diversas aves silvestres passando e por conta do lago, vimos diferentes especies de aves aquáticas, entre outros animais.



Os alunos se mostram bem empolgados com a atividade e com a oportunidade de poder ir a campo e conhecer um pouco mais sobre a fauna, a flora e o parque da região onde moram. Um dos pontos que os alunos mais gostaram da atividade foi o uso de celulares para fotografar o que observaram e assim produziram materiais bem interessantes com o intuito científico.



Ao final da atividade, nós discutimos um pouco sobre o trabalho e eles falaram as espécies que observaram, que foram:


Lagoa: - Biguá - Frango d'água - Quero-quero - Socozinho - Pica-pau - João-de-barro - Corruíra - Libélula - Sagui-de-cara-branca - Lavadeira-mascarada Na matinha/pasto/trilha: - Gavião carrapateiro indivíduos imaturos e adultos - gavião caboclo - Carcará - Japu - bem te vi - Suiriri - Canário da terra verdadeiro - João de barro - Cardeal do nordeste - Jaçanã - Garça branca - Garça vaqueira - Periquito rei (ouvimos) - Lavadeira-mascarada - Andorinha doméstica - Piolho de cobra - Borboletas (registrei uma) - Perereca verde

A aluna Lara do 9º ano disse: “Eu já vim aqui no Horto várias vezes e nunca tinha percebido como tem tantos animais diferentes aqui, acho que essa atividade foi ótima para mudar o nosso olhar sobre a natureza”.

E a aluna Maria Regina, do 9º ano, falou também que foi a primeira vez que ela tinha visto um gavião na vida e vários alunos também falaram que não conheciam o Sagui-da-cara-branca.


São falas assim que motivam o projeto a continuar seguindo frente a todas as adversidades, pois sabemos que essa atividade pode parecer pequena para nós, mas pode mudar o pensamento das futuras gerações.

Afinal, as pessoas só preservam aquilo que conhecem.


Esse trabalho não seria possível se não fosse o apoio da diretoria da EMEF Serrana que nos auxiliou com transporte dos alunos e até lanchinho e que apoia ideias inovadoras para uma educação mais completa. E agradecer também pela professora Cristiana que abraçou o nosso projeto e fez o possível para leva-lo para todas as suas turmas afim de mostrar o conteúdo de sala de aula de uma forma diferenciada e assim proporcionando uma educação diferenciada.

Créditos:


Fotos de making of: Joarley Rodrigues Fotos dos Animais: João Pedro Zanardo e Cristiana Zampa Voluntários: Caroline Reis Luriê Damiani Luiz Francisco Coordenação do Projeto: João Pedro Zanardo Professora voluntaria: Cristiana Zampa

 

O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários e precisa de recursos para financiar as suas atividades. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar clicando na imagem abaixo ou no link: PARTICIPE.


"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"

Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.

bottom of page