POST EM DESTAQUE

Foto do U.R. ganha concurso no Instagram

10/07/2019

1/7
Please reload

Com suas teias amareladas e sua coloração chamativa, a inofensiva Nephila Clavipes, conhecida popularmente como aranha-da-teia-amarela, sente-se bastante à vontade em áreas urbanas brasileiras, graças à disponibilidade de nutrientes e o aumento de temperatura causada pela urbanização.

 

Estes ambientes formam micro habitats bastante favoráveis para as aranhas, visto que oferecem um grande número de presas e a ausência de predadores.

 

Nephila clavipes fotografada em Linhares, Espírito Santo - Sudeste do Brasil. em área de  Mata Atlântica. Foto: Leonardo Merçon / Instituto Últimos Refúgios

 

A presença desses artrópodes, às vezes um pouco temida, se dá pela destruição de seus habitats causada por ações antrópicas e pela facilidade de dispersão e adaptação a diferentes ambientes.

 

Como consequência do desmatamento provocado pelo avanço das cidades, há um aumento de temperatura e uma alta produção de lixo, o que torna o ambiente favorável para o crescimento de algumas espécies.  Para o site Ciências Hoje das Crianças, o biólogo João Lucas Chavari destaca que a disponibilidade de nutrientes faz com que as aranhas cresçam rapidamente e estejam prontas para reproduzir. Além disso, a quantidade de ovos colocados pelas aranhas é influenciada pela disponibilidade de nutrientes no ambiente, o que explica o aumento do número em regiões urbanizadas.  

 

Grande parte das espécies de aranhas que encontramos nas cidades não apresenta risco de morte ao homem, como é o caso da Argiope argentata, popularmente conhecida como aranha- de- prata devido a sua coloração.

 

Aranha-de-prata (Argiope argentata) fotografado em Linhares, Espírito Santo - Sudeste do Brasil. Bioma Mata Atlântica. 2013. Foto: Leonardo Merçon - Instituto Últimos Refúgios.

 

 

Porém, algumas podem ser altamente perigosas, como é o caso das espécies pertencentes ao gênero Loxosceles, conhecidas como aranhas- marrom. No geral, elas não são agressivas e os acidentes acontecem quando alguém as toca sem querer. Grande parte destes acidentes ocorrem quando calçamos sapatos ou encostamos em galhos e folhas onde esses indivíduos estão presentes.

 

A influência das aranhas na nossa qualidade de vida é inegável, pois realizam um papel fundamental no controle biológico de insetos que podem ser vetores de doenças, atuam na manutenção do equilíbrio ecológico e pode ser que elas encontrem nas cidades, os seus últimos refúgios. 

 

 

"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"

 

Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.

 

 

 

Please reload

Store_UltimosRefugios.png

Somos uma organização sem fins lucrativos. Por isso dependemos de doações para manter viva a luta em prol do meio ambiente. Sua colaboração mensal garante a continuidade e a independência do nosso trabalho.

Post_amigos_do_ultimos_refugios01.jpeg

Quer receber novidades? - Assine a newsletter

CALL US:

+55 (27) 3022-1667

CHOOSE YOUR LANGUAGE:

Rua Humberto Balbi - 21 - Ed. Renê Descartes - sala 208 -

Jardim Camburi - Vitória, ES - Brazil

2006-2019 © Últimos Refúgios - All rights reserved

  • Facebook - Últimos Refúgios
  • YouTube - Últimos Refúgios
  • Instagram - Últimos Refúgios
  • Twitter - Últimos Refúgios