top of page

POST EM DESTAQUE

  • Ian de Oliveira Silva- estagiário Últimos

Aranhas urbanas

Com suas teias amareladas e sua coloração chamativa, a inofensiva Nephila Clavipes, conhecida popularmente como aranha-da-teia-amarela, sente-se bastante à vontade em áreas urbanas brasileiras, graças à disponibilidade de nutrientes e o aumento de temperatura causada pela urbanização.


Estes ambientes formam micro habitats bastante favoráveis para as aranhas, visto que oferecem um grande número de presas e a ausência de predadores.


Nephila clavipes fotografada em Linhares, Espírito Santo - Sudeste do Brasil. em área de Mata Atlântica. Foto: Leonardo Merçon / Instituto Últimos Refúgios

A presença desses artrópodes, às vezes um pouco temida, se dá pela destruição de seus habitats causada por ações antrópicas e pela facilidade de dispersão e adaptação a diferentes ambientes.


Como consequência do desmatamento provocado pelo avanço das cidades, há um aumento de temperatura e uma alta produção de lixo, o que torna o ambiente favorável para o crescimento de algumas espécies. Para o site Ciências Hoje das Crianças, o biólogo João Lucas Chavari destaca que a disponibilidade de nutrientes faz com que as aranhas cresçam rapidamente e estejam prontas para reproduzir. Além disso, a quantidade de ovos colocados pelas aranhas é influenciada pela disponibilidade de nutrientes no ambiente, o que explica o aumento do número em regiões urbanizadas.


Grande parte das espécies de aranhas que encontramos nas cidades não apresenta risco de morte ao homem, como é o caso da Argiope argentata, popularmente conhecida como aranha- de- prata devido a sua coloração.

Aranha-de-prata (Argiope argentata) fotografado em Linhares, Espírito Santo - Sudeste do Brasil. Bioma Mata Atlântica. 2013. Foto: Leonardo Merçon - Instituto Últimos Refúgios.

Porém, algumas podem ser altamente perigosas, como é o caso das espécies pertencentes ao gênero Loxosceles, conhecidas como aranhas- marrom. No geral, elas não são agressivas e os acidentes acontecem quando alguém as toca sem querer. Grande parte destes acidentes ocorrem quando calçamos sapatos ou encostamos em galhos e folhas onde esses indivíduos estão presentes.


A influência das aranhas na nossa qualidade de vida é inegável, pois realizam um papel fundamental no controle biológico de insetos que podem ser vetores de doenças, atuam na manutenção do equilíbrio ecológico e pode ser que elas encontrem nas cidades, os seus últimos refúgios.


"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"

Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.

https://www.instagram.com/ultimosrefugios/
https://www.youtube.com/ultimosrefugios
https://www.facebook.com/ultimosrefugios

bottom of page