top of page

POST EM DESTAQUE

  • Ana Clara Mardegan - Últimos Refúgios

Ilha do Frade recebe Clube de Observadores da Natureza

Considerada uma das regiões mais nobres de Vitória, a Ilha do Frade reúne, além de casas luxuosas, uma vasta área verde repleta de aves, fauna silvestre e paisagens incríveis. Destacando-se como um verdadeiro contraste à caoticidade urbana, a pacata ilha foi o cenário ideal para um grupo bem seleto de amantes do meio ambiente.


Na última semana, jovens alunos da EMEF Serrana realizaram mais uma saída do Clube de Observadores da Natureza, acompanhados pela professora Cristina Zampa e o coordenador do projeto João Zanardo. O local escolhido foi justamente a ilha localizada entre a Praça dos Namorados e a Praça dos Desejos, em Vitória.


Paisagem Ilha do Frade


A proposta foi conhecer um novo ambiente e, consequentemente, espécies diferentes daquelas avistadas nas saídas anteriores no município da Serra. O passeio ofertou a alguns alunos a oportunidade de visitarem a capital pela primeira vez, provando-se como uma experiência muito reveladora e diferente da rotina escolar.


Integrando urbanização e natureza, a Ilha do Frade possui diversas praias e pequenas áreas verdes distribuídas por todo o bairro. A principal delas é a praça central, que contém um belo lago com patos, tartarugas e peixes, rodeado por árvores e áreas gramadas. O local é ideal para fotos e avistamento de espécies de animais.


Os alunos se encantaram pela beleza do local logo na chegada. Conversavam animados apontando para todos os lados, identificando o que gostariam de registrar. Após se familiarizarem com o ambiente, receberam dos orientadores algumas informações sobre o local e dicas para aproveitarem ao máximo a atividade de observação.



A pequena e charmosa ilha rendeu belos registros aos jovens desbravadores da natureza. O local é uma Área de Preservação Ambiental (APA), portanto, possui fauna e flora conservadas por lei. A natureza da região é encantadora. Da areia das praias pode-se vislumbrar a Praia de Camburi e uma das maiores elevações litorâneas da costa brasileira, o Mestre Álvaro.


Fotografias de alunos


A aluna Maria Regina, do 9º ano, relatou sua experiência neste 4º campo do projeto do Clube de Observadores da Natureza: “Para mim essa foi a melhor das excursões. Apesar das outras também terem sido bem legais, nós víamos animais mais comuns, como canários e abelhas. Já aqui, tivemos a oportunidade de registrar animais diferentes daqueles que vemos no nosso dia-a-dia, como tartarugas, minha parte preferida de hoje.”


Quando questionada sobre o impacto do ‘Clube de Observadores’ nas atividades escolares, Maria comenta que considera a prática fundamental para o aprendizado. Além de ajudar a compreender a complexidade dos ecossistemas, fomenta o interesse pela disciplina e pela exploração da natureza.


“Quando vou na casa dos meus avós adoro explorar o lugar em busca de animais, como aprendi a fazer no clube. Ciências é minha matéria preferida, e eu gosto muito de aprender sobre. Tanto que quero cursar biologia na faculdade”, confessa Maria.


Maria Regina é apenas uma das alunas participantes do projeto. Encantada pela natureza, compartilha com colegas experiências e descrições de animais que avista durante viagens em família. A aluna simboliza o impacto que o Instituto Últimos Refúgios busca promover por meio da Educação Ambiental na sensibilização de futuras gerações.


A atividade se estendeu por toda a manhã, com direito a um piquenique no gramado da praça onde todos puderam compartilhar seus registros fotográficos. À sombra dos coqueiros nas margens da praia, os alunos se despediram da Ilha levando consigo uma experiência inesquecível oferecida pela própria mãe natureza.



 

O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários e precisa de recursos para financiar as suas atividades. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar clicando na imagem abaixo ou no link: PARTICIPE.


"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"


Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.


null




bottom of page