top of page

POST EM DESTAQUE

  • Ana Clara Mardegan - estagiária Últimos Refúgios

Projeto Marsupiais realiza sua primeira ação de Educação Ambiental

O Projeto Marsupiais realizou na última terça (22) sua primeira ação de Educação Ambiental, atividade que atua diretamente na formação de indivíduos mais conscientes e ativos na luta a favor da preservação da natureza.


Visando fomentar o conhecimento sobre a fauna de marsupiais do Brasil e a sensibilização popular, o projeto investe agora na Educação Ambiental como mais uma forma de promover a conservação da espécie.

O piloto da iniciativa contemplou alunos de 5ª série da escola EMEF Suzete Cuendet, localizada no bairro Maruípe em Vitória. A professora de ciências Patrícia Bastos Leonor foi a responsável pelo intercâmbio entre escola e projeto e, portanto, fundamental no processo de organização e realização da atividade.



A idealização partiu da equipe composta por Iasmin Macedo, coordenadora do Projeto Marsupiais, João Pedro Zanardo, coordenador de Educação Ambiental do Instituto Últimos Refúgios e as voluntárias Karla Baptista, Caroline Reis e Marina Mello.


Neste primeiro encontro, os alunos foram apresentados ao trabalho de preservação desenvolvido pelo Instituto Últimos Refúgios e pelo Projeto Marsupiais por meio de vídeos, imagens ilustrativas e da fala dos membros da equipe.


O evento levou bastante conteúdo sobre marsupiais, principalmente gambás, já populares entre as crianças, explorando áreas de ocorrência no Brasil e no mundo, características de cada espécie e sua importância ecológica. A atividade contou até com um gambá taxidermizado (técnica de preservação de animais), que aguçou a curiosidade dos pequenos.


As crianças foram muito receptivas. Interagiram, fizeram perguntas e demonstraram muito interesse para conhecer, aprender e participar da atividade. Algumas contribuíram com experiências que já tiveram com a espécie. Uma das alunas contou que já havia presenciado o resgate de um gambá em sua casa e relatou o ocorrido para os colegas de turma.


A dinâmica da aula foi de ruptura da rotina escolar, proporcionando um aprendizado prático, diferenciado e super interativo. Além disso, serviu como parâmetro para as próximas atividades de Educação Ambiental do projeto, contribuindo na realização de ajustes e aprimoramentos.


A ação educativa promoveu não só o conhecimento e a importância da preservação como também um ambiente de interação e troca de vivências, imprescindível na sensibilização de crianças e jovens e em seu desenvolvimento como defensores da natureza.


O Projeto Marsupiais planeja investir cada vez mais no desenvolvimento da Educação Ambiental como ferramenta de difusão científica e de sensibilização, objetivando sempre reiterar a importância da preservação da espécie e de seus habitats.


 

O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários e precisa de recursos para financiar as suas atividades. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar clicando na imagem abaixo ou no link: PARTICIPE.


"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"


Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.


null




bottom of page