POST EM DESTAQUE

Foto do U.R. ganha concurso no Instagram

10/07/2019

1/7
Please reload

Últimos Refúgios inicia produção do 3º livro da Série Áreas Protegidas

A Região Serrana Central do Espírito Santo se prepara para receber um importante projeto voltado para conservação da Mata Atlântica: o terceiro volume da Série Áreas Protegidas.

 

Idealizado pelo Instituto Últimos Refúgios, a obra dará visibilidade à unidade de conservação do Corredor Ecológico que liga o Parque de Pedra Azul ao Parque de Forno Grande, retratando as belezas locais, espécies nativas e toda a conjuntura da sustentabilidade desse território inserido nos municípios de Domingos Martins, Vargem Alta e Castelo.

 

 

LIVRO

“Últimos Refúgios: Do Parque de Pedra Azul ao Parque de Forno Grande” será um livro de fotografias inéditas da natureza local que proporcionará uma experiência de descoberta da Mata Atlântica capixaba e de conhecimento sobre as espécies abrigadas em um dos ecossistemas mais ameaçados do planeta.

 

Tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus) fotografado em Pedra Azul, Espírito Santo

 

Se as pessoas só protegem o que sabem que existe, então o papel principal da obra será aproximar as pessoas da natureza por meio da difusão científica aliada à cultura, com enfoque na fotografia artística e ao design gráfico.

 

O livro apresentará as riquezas naturais por meio de imagens artísticas contemplativas da natureza, da identificação de espécies e da leitura de textos informativos e educacionais sobre a Mata Atlântica do corredor.

 

  Pedra Azul

 

A obra será bilíngue (português e inglês) e terá aproximadamente 220 páginas, com impressão em cores, capa dura e acabamento em costura, com tiragem de 1.000 exemplares.

 

A publicação contará ainda com uma versão para deficientes visuais em formato Daisy (audiodescrição/narração), que será disponibilizado na internet após o seu lançamento.

 

 

RELEVÂNCIA

O Corredor Ecológico é um importante remanescente de Floresta Atlântica capixaba que já sofreu diversos impactos humanos prejudiciais que precisam ser atenuados. Promovendo a conservação da Mata Atlântica em frentes variadas, o Instituto Últimos Refúgios acredita que pode contribuir com a sociedade na tomada de decisões sobre o meio ambiente.

 

Dessa forma, o projeto de livro tem como objetivo estimular a produção e a divulgação do conhecimento tanto para pesquisadores quanto para o público não especializado, a exemplo das comunidades locais.

 

De outra maneira, por intermédio de ações educativas e de difusão e popularização do conhecimento sobre as áreas naturais, o projeto contribuirá para a capacitação de educadores, técnicos, gestores ambientais e lideranças comunitárias, estimulando o interesse pelo estudo da biodiversidade e pelo uso do conhecimento científico como ferramenta para a conservação da natureza. Assim, muitas pessoas terão a oportunidade de conhecer as localidades retratadas, por meio dos produtos culturais produzidos pelo Instituto Últimos Refúgios.

 

Paisagem do Parque Estadual Pedra Azul

 

 

HISTÓRICO

As obras produzidas pelo Instituto Últimos Refúgios são de caráter artístico / cultural. Todo o processo de concepção e execução é desenvolvido a partir de conceitos voltados para criar uma narrativa visual que possibilite ao leitor e ao espectador terem uma experiência interativa com a obra.

 

Portanto, oferecem ao público uma noção clara sobre a situação social, cultural, ambiental e econômica em voga nas regiões desbravadas e mapeadas.

 

Ao longo dos 9 anos de história do Instituto Últimos Refúgios, mantém-se uma rede multiprofissional de videomakers, fotógrafos, produtores, comunicadores, designers, artistas e biólogos, que formam uma equipe profissional dedicada ao intuito da sustentabilidade, criando e difundindo produtos culturais para esse fim, com 7 livros publicados e 5 documentários lançados, além de séries para internet e TV.

 

 

 

O Livro "Últimos Refúgios: Do Parque Estadual de Pedra Azul ao Parque Estadual de Forno Grande" é uma realização do Instituto Últimos Refúgios e Ministério da Cultura, com apoio do IEMA e Reserva Águia Branca e patrocínio do Grupo Águia Branca.

 

O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários e precisa de recursos para financiar as suas atividades. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar clicando na imagem abaixo ou no link: PARTICIPE.

 

 

"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"

 

Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Store_UltimosRefugios.png

Somos uma organização sem fins lucrativos. Por isso dependemos de doações para manter viva a luta em prol do meio ambiente. Sua colaboração mensal garante a continuidade e a independência do nosso trabalho.

Post_amigos_do_ultimos_refugios01.jpeg

Quer receber novidades? - Assine a newsletter

CALL US:

+55 (27) 3022-1667

Rua Humberto Balbi - 21 - Ed. Renê Descartes - sala 208 -

Jardim Camburi - Vitória, ES - Brazil

2006-2019 © Últimos Refúgios - All rights reserved

  • Facebook - Últimos Refúgios
  • YouTube - Últimos Refúgios
  • Instagram - Últimos Refúgios
  • Twitter - Últimos Refúgios