top of page

POST EM DESTAQUE

  • Ana Clara Mardegan - estagiária Últimos Refúgios

Últimos Refúgios inicia produção do 3º livro da Série Áreas Protegidas

A Região Serrana Central do Espírito Santo se prepara para receber um importante projeto voltado para conservação da Mata Atlântica: o terceiro volume da Série Áreas Protegidas.


Idealizado pelo Instituto Últimos Refúgios, a obra dará visibilidade à unidade de conservação do Corredor Ecológico que liga o Parque de Pedra Azul ao Parque de Forno Grande, retratando as belezas locais e espécies nativas da região compreendida entre os municípios de Domingos Martins, Vargem Alta e Castelo.



LIVRO

Trazendo fotografias inéditas, o livro “Últimos Refúgios: Do Parque de Pedra Azul ao Parque de Forno Grande” oferecerá uma verdadeira experiência de descoberta e conhecimento das espécies nativas da Mata Atlântica capixaba, um dos ecossistemas mais ameaçados do planeta.


Tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus) fotografado em Pedra Azul, Espírito Santo

"As pessoas só protegem o que sabem que existe". Neste sentido, o livro buscará aproximar pessoas da natureza por meio da difusão científica aliada à cultura, com enfoque na fotografia artística e ao design gráfico. Apresentará as riquezas naturais do estado com imagens artísticas e contemplativas, identificação de espécies e textos informativos sobre a Mata Atlântica do corredor.


Pedra Azul


A obra será bilíngue (português e inglês), terá impressão em cores, capa dura e acabamento em costura, com tiragem de 1.000 exemplares. Também será disponibilizada online em uma versão para deficientes visuais em formato Daisy (audiodescrição/narração).



RELEVÂNCIA

O Corredor Ecológico Parque Azul - Forno Grande é um importante remanescente da Floresta Atlântica capixaba, bastante impactada por ações antrópicas. Promovendo a conservação do bioma em frentes variadas, o Instituto Últimos Refúgios acredita que pode contribuir com a sociedade na tomada de decisões sobre o meio ambiente.


Dessa forma, o projeto de livro tem como objetivo estimular a produção e a divulgação do conhecimento tanto para pesquisadores quanto para o público não especializado, a exemplo das comunidades locais.


Por meio de ações educativas voltadas a difusão e popularização do conhecimento sobre áreas naturais, o projeto contribuirá para a capacitação de educadores, técnicos, gestores ambientais e lideranças comunitárias, estimulando o interesse pelo estudo da biodiversidade e pelo uso do conhecimento científico como ferramenta para a conservação da natureza.


Paisagem do Parque Estadual Pedra Azul



HISTÓRICO

As obras produzidas pelo Instituto Últimos Refúgios são de caráter artístico/cultural. Todo o processo de concepção e execução é desenvolvido a partir de conceitos voltados para criar uma narrativa visual que oferte à leitores e espectadores uma experiência interativa com a obra.


Portanto, oferecem ao público uma noção clara sobre a situação social, cultural, ambiental e econômica em voga nas regiões desbravadas e mapeadas.


Em 9 anos de história, o Instituto Últimos Refúgios mantém uma rede multiprofissional de videomakers, fotógrafos, produtores, comunicadores, designers, artistas e biólogos que trabalham em prol da sustentabilidade por meio da difusão de produtos culturais


O instituto dedica-se ao incentivo à sustentabilidade, criando e difundindo produtos culturais. Atualmente, conta com 7 livros publicados e 5 documentários lançados, além de séries para internet e TV.




O Livro "Últimos Refúgios: Do Parque Estadual de Pedra Azul ao Parque Estadual de Forno Grande" é uma realização do Instituto Últimos Refúgios e Ministério da Cultura, com apoio do IEMA e Reserva Águia Branca e patrocínio do Grupo Águia Branca.


 

O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários e precisa de recursos para financiar as suas atividades. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar clicando na imagem abaixo ou no link: PARTICIPE.


"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"


Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.


null




102 visualizações
bottom of page