POST EM DESTAQUE

Foto do U.R. ganha concurso no Instagram

10/07/2019

1/7
Please reload

Herpetologia vista pelas lentes de uma filmadora

Em comemoração ao aniversário de dois anos do Herpeto Capixaba, o evento “Herpetorama: Semana Herpetológica”, promoveu ao longo desta semana diversas oficinas, cursos e palestras sobre o universo dos répteis e anfíbios. De forma super inclusiva, a iniciativa teve preços acessíveis, atividades em diversas cidades do Espírito Santo e outros estados e até transmissões pela internet.

 

De norte a sul do Espírito Santo, o “espetáculo”, como proposto pelo termo em grego “orama” que nomeia o evento, ofertou com exclusividade conteúdo de qualidade e de caráter informativo e capacitacional em diversas instituições de ensino do estado.

 

No Centro Universitário FAESA, a programação contou com diversos palestrantes. Entre eles, João Pedro Zanardo, coordenador de educação ambiental do Instituto Últimos Refúgios, relatou sua incrível experiência participando da gravação do minidocumentário sobre o sapinho pingo-de-ouro, que você pode conferir clicando aqui. 

 

 

O minidocumentário trouxe material riquíssimo sobre essa espécie exclusivamente brasileira ainda pouco estudada por pesquisadores, além de imagens belíssimas dos sapinhos encontrados durante a expedição da equipe por regiões da Mata Atlântica capixaba.

 

Tendo em vista que há muito mais além do resultado que vemos em tela, a palestra “Herpetologia vista pelas lentes de uma filmadora” esclareceu todo o processo por trás da realização e produção do vídeo, desde a fase de idealização, filmagem e pós-produção.

 

Por ter participado ativamente das gravações como cinegrafista, João Pedro vivenciou os altos e baixos que envolvem o trabalho em campo. A atividade, apesar de intensa, traz uma beleza encantadora, provando que o amor pela natureza e pela educação ambiental e científica são os pilares que sustentam a profissão dos idealizadores de produções como esta.

 

Em meio a relatos cômicos e situações bastante peculiares, os presentes puderam se divertir e tirar dúvidas sobre este lado tão interessante do trabalho de “exploração da natureza”.

 

 

“O dia-a-dia é repleto de surpresas e imprevistos. Com chuva ou sol, o trabalho precisa continuar e nem sempre experiência e planejamento são capazes de prever situações que surgem no meio do caminho. Lidar com a vida selvagem requer cautela e respeito, ainda mais quando muitas pessoas, carregando equipamentos volumosos e pesados, entram em um ambiente ao qual não pertencem. É preciso explorar de forma cautelosa, preparados para qualquer oportunidade que possa surgir. A natureza é imprevisível”, explica João.

 

 

É por meio de produções como esta que organizações como o Últimos Refúgios e o Herpeto Capixaba propagam o amor e conhecimento pela natureza. Iniciativa é a chave que fomenta a realização desse trabalho, que independentemente de situações adversas, é extremamente gratificante àqueles que se aventuram nessa jornada.

O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários e precisa de recursos para financiar as suas atividades. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar clicando na imagem abaixo ou no link: PARTICIPE.

 

 

"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"

 

Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Store_UltimosRefugios.png

Somos uma organização sem fins lucrativos. Por isso dependemos de doações para manter viva a luta em prol do meio ambiente. Sua colaboração mensal garante a continuidade e a independência do nosso trabalho.

Post_amigos_do_ultimos_refugios01.jpeg

Quer receber novidades? - Assine a newsletter

CALL US:

+55 (27) 3022-1667

Rua Humberto Balbi - 21 - Ed. Renê Descartes - sala 208 -

Jardim Camburi - Vitória, ES - Brazil

2006-2019 © Últimos Refúgios - All rights reserved

  • Facebook - Últimos Refúgios
  • YouTube - Últimos Refúgios
  • Instagram - Últimos Refúgios
  • Twitter - Últimos Refúgios