top of page

POST EM DESTAQUE

  • Ana Clara Mardegan - estagiária Últimos Refúgios

Projeto Clube de Observadores da Natureza agora no Biofaces

No último encontro do “Clube de Observadores da Natureza”, João Zanardo, coordenador de educação ambiental do Instituto Últimos Refúgios (UR), e Wesley Lapa, voluntário do Instituto, apresentaram aos alunos da escola EMEF Serrana mais uma etapa do projeto.


O objetivo foi orientar os participantes a compartilharem as informações e fotos produzidas durante as saídas à campo na plataforma online Biofaces, que reúne fotos e dados de diversos animais ao redor do mundo. “É uma forma muito interessante de compartilharmos com o mundo a grande biodiversidade capixaba, assim como o trabalho que o Últimos Refúgios está realizando”, relata João.


O projeto busca fomentar o interesse das crianças por práticas de observação da natureza para que possam aprender sobre diversas espécies de animais silvestres e sobre o papel que desempenham no meio ambiente.

Interface do perfil dos alunos no Biofaces

O trabalho é realizado desde o primeiro semestre de 2019 e conta com a parceria fundamental da professora e voluntária do Últimos Refúgios, Cristina Zampa, responsável pela integração entre o Instituto e a escola. Já João, como coordenador do projeto, realiza visitas periódicas aos alunos de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental, desenvolvendo as várias etapas da iniciativa.

Aluno fazendo registros em campo. Foto: Joarley Rodrigues

Desse modo, os alunos passam a conhecer à metodologias de pesquisa científica, uma ótima oportunidade àqueles interessados em seguir carreira na área. Promove-se, portanto, o que chamamos de “ciência cidadã”, em que pessoas comuns tornam-se capazes de produzirem ciência e conhecimento.


“Caso um cientista esteja pesquisando sobre alguma espécie e ela é avistada durante nossas expedições, a informação torna-se indiscutivelmente relevante. Hoje em dia temos uma visão muito intelectualizada da ciência feita por pessoas da academia, quando na verdade qualquer um pode produzi-la, uma vez que somos todos capazes de absorver e disseminar conhecimento”, relata João.


Neste sentido, o projeto também ajuda a aproximar sociedade e natureza de modo sustentável. Como diz o lema do UR, “as pessoas só protegem o que sabem que existe”, portanto, a missão é levar esse conhecimento aos cidadãos comuns e conscientizá-los por meio do contato com o meio ambiente.

Fotografias tiradas pelos alunos

“Esperamos cativar essas crianças com nossas ações e fazer com que levem o legado adiante, compartilhando a importância da preservação com as futuras gerações e até mesmo com os mais velhos”, finaliza João.


Convidamos você a apoiar essa incrível iniciativa visitando o perfil do projeto no site do Biofaces. Lá, você pode conferir as lindas fotos registradas pelas crianças e incentivá-las nessa jornada.


LINK: http://www.biofaces.com/profile/3877/clube-canarinhos-da-serra-escola-serrana/

 

O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários e precisa de recursos para financiar as suas atividades. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar clicando na imagem abaixo ou no link: PARTICIPE.


"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"


Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.


null




bottom of page