POST EM DESTAQUE

Foto do U.R. ganha concurso no Instagram

10/07/2019

1/7
Please reload

Indicação: Livro Marsupiais do Brasil - Biologia, Ecologia e Conservação

Infelizmente, as informações sobre os marsupiais brasileiros são um tanto quanto escassas e, por vezes, de difícil acesso. Com isso, estudantes e cientistas que desejam aprofundar-se no assunto precisam recorrer a busca por artigos, publicações e poucos livros. Para a população, ter contato com esses materiais e entender um pouco mais sobre estes animais é ainda mais difícil.

Hoje, fico feliz em apresentar o livro “Os Marsupiais do Brasil: Biologia, Ecologia e Conservação”. O primeiro contato que tive com a obra foi na graduação, principalmente em 2013, durante a produção da monografia. Hoje utilizo ainda mais. É neste livro que encontro respostas quando surge alguma dúvida e é a ele que recorro quando preciso de boas ideias para produzir conteúdo sobre Marsupiais.

 

Além de explorar um pouco da história evolutiva destes mamíferos, a obra aborda diversos tópicos, como alimentação, modo de vida, locomoção, características e distribuição dos marsupiais pelo Brasil.

 

O conteúdo deste livro nos faz refletir sobre a importância de cada uma dessas espécies brasileiras. Com a contribuição de diversos especialistas, a obra está em sua segunda edição. Cada um dos envolvidos contribuiu para expor, com base em experiências, um conhecimento detalhado sobre os incríveis animais que são os marsupiais.

 

Nilton Carlos Cáceres, organizador da obra, começou sua carreira estudando os marsupiais, particularmente os gambás. Segundo ele, o interesse foi repentino. “Desde então, minhas pesquisas em sua maioria os retratavam, desde que é um grupo carismático, mas que é pouco conhecido pelas pessoas. É um grupo que chegou aqui no Brasil há milhares de anos, muito antes de Cabral, Colombo, ou do primeiro homem na América. Hoje em dia é um grupo bem diversificado, no entanto ainda se conhece pouco sobre sua ecologia e história natural. Diante disto, um livro que reunisse especialistas em diversas áreas de conhecimento sobre os marsupiais seria preponderante. Isto foi feito, e a segunda versão foi publicada em 2012. Para mim foi gratificante ter liderado este time de dezenas de autores especialistas em marsupiais brasileiros. Atualmente, estou organizando um livro maior ainda, que tratará dos Marsupiais Americanos, não somente os do Brasil. Acredito muito que estas iniciativas ajudarão os marsupiais a serem reconhecidos pela população, direta ou indiretamente, além de propiciar sua conservação na natureza.”

Autor de um dos capítulos, Helder José comenta a tristeza de que há pouquíssima bibliografia, sob forma de livro no Brasil, referente aos marsupiais. Helder aponta detalhes da obra. “Este é o mais completo e especializado livro no assunto, abrangendo praticamente todas as áreas. Nele, estão incluídos aspectos da distribuição, dos hábitos alimentares, da reprodução, da comunicação química, dos métodos de captura, dentre outros. São 24 partes, cada uma delas escrita por um, ou mais, especialista.”

 

É interessante e admirável a união de especialistas e cientistas que, juntos, somam uma grande força, resultando em um livro magnífico e bem organizado. Eu, como pesquisadora, fico feliz e triste neste momento. A obra é muito completa, mas é única. Acredito que podemos e devemos produzir mais conteúdos como este, além de levar essas informações para uma diversidade maior de públicos, não nos limitando ao acadêmico.

O livro “Os Marsupiais do Brasil: Biologia, Ecologia e Conservação” é uma fonte de inspiração, e seu conteúdo ajuda a expor toda a importância das espécies de marsupiais do nosso Brasil. Pode ser encontrado em algumas livrarias universitárias do país e livrarias especializadas na área ambiental.

 

Iasmin Macedo - Coordenadora do Projeto Marsupiais. 

Conheça mais sobre o Projeto Marsupiais no LINK

 

Acompanhe também o Instituto Últimos Refúgios e o Projeto nas mídias sociais.

 

Facebook  e Youtube.

 

Ajude-nos a proteger nossos marsupiais! DOE para o Projeto ou adquira nossa CAMISA

 

O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar no link: PARTICIPE.

 

"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"

 

 

 

Please reload

Store_UltimosRefugios.png

Somos uma organização sem fins lucrativos. Por isso dependemos de doações para manter viva a luta em prol do meio ambiente. Sua colaboração mensal garante a continuidade e a independência do nosso trabalho.

Post_amigos_do_ultimos_refugios01.jpeg

Quer receber novidades? - Assine a newsletter

CALL US:

+55 (27) 3022-1667

CHOOSE YOUR LANGUAGE:

Rua Humberto Balbi - 21 - Ed. Renê Descartes - sala 208 -

Jardim Camburi - Vitória, ES - Brazil

2006-2019 © Últimos Refúgios - All rights reserved

  • Facebook - Últimos Refúgios
  • YouTube - Últimos Refúgios
  • Instagram - Últimos Refúgios
  • Twitter - Últimos Refúgios