top of page

POST EM DESTAQUE

  • João Pedro Zanardo de Andrade - Biólogo e

Visita do Últimos Refúgios a escola municipal da Serra


No dia 08 de julho deste ano, os voluntários do Instituto Últimos Refúgios realizaram mais um trabalho de educação ambiental. A apresentação foi feita na EMEF Professora Naly da Encarnação Miranda, em Feu Rosa, e abordou o tema Animais da Mata Atlântica.


O objetivo da ação era mostrar aos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental que os animais existentes na fauna da mata atlântica são de extrema importância, e é preciso preservá-los. Os voluntários apresentaram diversas espécies de animais, muitas das quais os alunos nem conheciam, mesmo estando perto de casa, já que o Espírito Santo é um estado riquíssimo em mata atlântica.


Além de garantir novos conhecimentos aos alunos, a equipe do UR ressaltou a importância e a necessidade de preservar, apresentando alguns dos projetos realizados no estado. Assim, as crianças tiveram a chance de descobrir ações ambientais e, quem sabe, receberam uma dose de incentivo para se envolver com a preservação e fazer a diferença.


Com fotografias, os alunos puderam ver de perto características interessantes e curiosidades de cada animal mencionado. A fauna foi exibida de um jeito que as crianças não estão acostumadas a ver e, com isso, o interesse pela natureza aumentou.



A ação terminou com uma dinâmica na qual os alunos desenharam o animal que mais chamou atenção, além de escreverem em quatro parâmetros notas de zero a dez, que eles dariam para aquele animal. A brincadeira é semelhante ao jogo Super Trunfo e, assim, as crianças poderiam jogar como se fossem cartas, grupo contra grupo, enquanto relembravam os detalhes do dia de educação ambiental.


A professora Mariana Brandão foi muito receptiva e apoiou os voluntários durante todas as atividades. Por fim, disse que os alunos gostaram das apresentações e a que a visita ajudou no desenvolvimento do conteúdo abordado em sala de aula. As crianças também se mostraram interessadas e muitas deixaram claro a preocupação com o meio ambiente, além da vontade de ajudar no futuro. Esse tipo de reação é exatamente o que satisfaz os voluntários, afinal, é esse tipo de atitude que confirma que o objetivo foi alcançado, que a mensagem de conservação foi passada adiante.


* Texto de João Pedro Zanardo de Andrade, Biólogo e Voluntário do Últimos Refúgios. * Imagem de Lais Pimentel e João Pedro Zanardo de Andrade.


* Participação: Wesley Simões Lapa, Luriê Damiani, Lais Pimentel Evangelista e João Pedro Zanardo de Andrade


Acompanhe também o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.

O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar no link: PARTICIPE

"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"

bottom of page