top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorLeonardo Merçon

#EaHoradoMar


Troféu “Sino” - Cine.Ema

Cientistas e ambientalistas lutam contra a possibilidade de parte sensível dos arquipélagos ficar de fora das Unidades de Conservação Marinhas propostas para os arquipélago de São Pedro e São Paulo (PE), e da cadeia de Montes Submarinos Vitória-Trindade e Arquipélagos de Trindade/Martim Vaz (ES) Essa questão é relacionada às discussões recentes sobre a criação de duas grandes reservas marinhas no Brasil. É necessário um movimento para aglutinar pessoas que tenham vontade de ver um Brasil que respeita a Natureza, para cobrar o que foi tão amplamente debatido e aprovado em reuniões públicas e após muitos anos de esforços em pesquisas. Há a preocupação de que as modificações no desenho, proposto para as Unidades de Conservação, torne as áreas de proteção não tão efetivas quanto deveriam e como havia sido propostas por cientistas e conservacionistas. Nas ilhas oceânicas e águas do entorno vivem dois tipos de animais, os recifais e os pelágicos/oceânicos. Os recifais são aqueles associados a rochas, algas calcárias, corais, esponjas e substratos consolidados. As espécies oceânicas e pelágicas vivem em uma vasta região, e se deslocam em águas mais profundas.

Ao se desenhar uma reserva nesse cenário, é fundamental incluir nela uma boa parcela de região de ilhas, recifes rasos e picos submersos. Assim como, para os animais oceânicos, uma grande área de mar aberto, devido à sua grande área de vida. É preciso que a sociedade reforce a necessidade de termos as Unidades de Conservação Marinhas com os limites que foram discutidos nas reuniões e debates públicos. Todos sairemos ganhando! Natureza, conservação, soberania e pesca. Para isso é preciso englobar as ilhas, parte emersa e recifes rasos do entorno, para que as Unidades de Conservação façam pleno sentido.


"Compatibilizar as necessidades de gestão entre Marinha e ICMBio, para que soberania e conservação da natureza sejam garantidas é possível. Reverter a perda de biodiversidade não." Angela Kuczach

Manifeste seu apoio à inclusão da ilhas oceânicas, recifes rasos e picos submersos nas reservas da seguinte forma:

1 - POR TELEFONE:

* Comandante da Marinha, Almirante Bacellar Ferreira: (61)3429–1001

* Casa Civil da Presidência - Ministro Eliseu Padilha: (61) 3411-1573/1935

* Gabinete Pessoal do Presidente da República: (61) 3411-1200 / (61) 3411-1201


2 - E-MAILS Institucionais ou Pessoais:

* Educadamente peçam pela INCLUSÃO DAS ILHAS, RECIFES RASOS e PICOS SUBMERSOS, NOS MONUMENTOS NATURAIS. Ao Comando da Marinha assistcm@marinha.mil.br e ao gabinete da Presidência da República gabinetepessoal@presidencia.gov.br


3 - PETIÇÃO ONLINE:

* Link: http://redeprouc.org.br/campanhas/eahoradomar/


4 - CARTA ABERTA:

* Instituições e Universidades - Solicite a participação através do e-mail: painelmar@gmail.com


5 - DIVULGAÇÃO:

Divulgue esse conteúdo para a maior quantidade de pessoas e instituições possíveis, seja compartilhando a mensagem (em midias sociais, imprensa, whatsapp) ou criando seu próprio conteúdo.



Fotos: João Luiz Rosetti Gasparini


Enseada_dos_Farilhões_na_Ilha_da_Trindade_(J_L_Gasparini)






bottom of page