top of page

POST EM DESTAQUE

  • Cristina Z Sanchez - Voluntária do Instituto

Últimos Refúgios recomenda: programe suas férias usando nosso guia de observação de aves.

Finalmente a época mais aguardada do ano começou. As festas de fim de ano chegaram e com elas, as férias escolares. Os dias quentes e ensolarados são a promessa de muita diversão, passeios, viagens e aquele merecido descanso à beira do mar ou da piscina. Para quem decidiu conhecer o Estado do Espírito Santo ou mora aqui e não pretende fazer viagens muito longas, que tal incluir na programação das férias alguns passeios ecológicos e, de quebra, contribuir para impulsionar o nosso potencial ecoturístico?


Praia e Lagoa de Caraís (Parque Estadual Paulo C Vinha, Guarapari) e Garças em Vitória, Espírito Santo. Fotos: Leonardo Merçon


O Espírito Santo oferece múltiplos atrativos naturais que se diversificam ao longo de todo seu território. As opções variam desde o litoral até as montanhas capixabas, dos passeios de barco por manguezais e ilhas próximas à costa ao turismo de aventura e o ecoturismo oferecido em muitos municípios da região serrana do estado. Para contribuir na elaboração de sua programação de férias, consulte nosso Guia de Observação de Aves, clicando no link https://www.ultimosrefugios.org.br/aveses. Mesmo que você não seja um birdwatcher e nunca tenha ouvido falar nesta prática, nosso guia pode ser uma ótima ferramenta na escolha do local a ser visitado, oferecendo várias informações sobre a localidade desejada, tais como mapa, meios de chegar ao local, onde ficar, serviços oferecidos, entre outros. Todas as fotos do Guia foram tiradas pelo Instituto Últimos Refúgios em Unidades de Conservação e demais localidades do Espírito Santo com potencial ecoturístico.


Fotos: Leonardo Merçon

E por que não começar a praticar a observação de aves nas férias? Essa atividade pode se tornar um hobby bastante prazeroso, levando as pessoas a um contato mais íntimo com a natureza e despertando nelas o sentimento de pertencimento, bem estar e paz que a aproximação e vivência em ecossistemas naturais proporciona. O Espírito Santo é uma ótima parada para observadores de aves de todo o mundo, pois contêm uma grande diversidade de espécies interessantes e/ou raras, proporcionando uma experiência bastante prazerosa tanto para iniciantes quanto para os mais experientes nesta prática.


Fotos: Leonardo Merçon


​A atividade de observar aves pode ser uma opção bacana para as suas férias. Proporciona momentos de relaxamento, paz de espírito e ajuda no desenvolvimento de uma maior empatia pelas aves e pelas causas ambientais, pois ambientes bem preservados contribuem para o avistamento de uma maior diversidade de espécies e o encontro de aves bastante interessantes e até mesmo raras. Aprender a admirar a beleza das aves, a apreciar seu colorido e seu canto melodioso, aproxima as pessoas do contato com a natureza, proporciona bem estar, alivia o estresse da rotina diária no ambiente urbano, traz paz de espírito, aprimora a concentração e pode até mesmo melhorar quadros de depressão e ansiedade, pois também permite interação social com pessoas que compartilham do mesmo interesse. Faz bem para o corpo, para a alma e a mente. Nada mau para curtir o período de férias com a família e/ou amigos e garantir bons momentos ao ar livre.


Fotos: Leonardo Merçon


Consulte nosso guia e aproveite as férias! Com isso, você ajudará a fomentar o turismo de observação de aves no Espírito Santo e contribuirá para disseminar essa atividade tão prazerosa.



* Texto de Cristina Zampa Sanchez, Bióloga e Educadora Ambiental, voluntária do Instituto Últimos Refúgios.


* Foto de Leornado Merçon, fotógrafo de natureza e conservação, voluntário do Instituto Últimos Refúgios (Instagram - @leonardomercon).


Acompanhe também o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.


O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar no link: PARTICIPE


"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"



REFERÊNCIAS

https://www.ultimosrefugios.org.br/fotos

https://www.ultimosrefugios.org.br/aveses

http://revistaecoturismo.com.br/turismo-sustentabilidade/ed-177-aventura-e-ecoturismo-no-espirito-santo/




bottom of page