POST EM DESTAQUE

Foto do U.R. ganha concurso no Instagram

10/07/2019

1/7
Please reload

Projeto Marsupiais participa do primeiro resgate!

Em setembro deste ano, o Projeto Marsupiais foi procurado para seu primeiro resgate. Dois filhotes de gambá haviam sido encontrados no Morro do Moreno, em Vila Velha, Espírito Santo.

 

Filhote em tratamento no Cetas-IBAMA. Foto: Joarley Rodrigues.  

 

Gambás são animais de hábitos noturnos e se alimentam de ovos, frutos, vermes, insetos, lagartos, anfíbios e até mesmo filhotes de pássaros. Esses dois, porém, não precisavam apenas de alimentos, e sim de cuidados, já que eram muito novos e não conseguiam se alimentar e fazerem suas necessidades sozinhos e ainda um deles tinha um corte profundo no membro superior.

 

Depois de resgatados, os animais foram alimentados com um leite especial e gema de ovo, seguindo os padrões de alimentação natural deles. O corte foi tratado com uma pomada e foi preciso enrolar os dois em panos, colocar dentro de uma meia e aquecer com um abajur, já que os dois sentiam muito frio e a meia simula o ambiente da bolsa materna.

 

A polícia ambiental foi procurada pela equipe do Projeto Marsupiais para obter informações sobre como proceder com os dois gambás. Apesar do aspecto fofo e indefeso dessas criaturas nesse momento, eles são animais selvagens e é preciso autorização até mesmo para manipulá-los.

 

Neste caso, a autorização e orientação foi recolher os animais e procurar o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas-IBAMA), na Serra. No dia seguinte ao resgate, os gambás foram encaminhados para lá e estão passaram por um período de cuidados para que possam ser soltos com condições de sobreviverem sozinhos na natureza.

 

Após os cuidados

Assim que os filhotes atingem um certo tamanho e a equipe do Cetas percebe que eles podem sobreviver na natureza sozinhos, eles são soltos. E foi o que ocorreu com os dois Gambazinhos. Eles se recuperaram, inclusive o corte que um deles apresentava cicatrizou. Agora eles estão livres, por conta deles mesmo e pela mãe natureza!

 

 

 

 

 

Ajude-nos a proteger nossos marsupiais! Curta a página e compartilhe nossas publicações.

Se achar um marsupial na região da grande Vitória/ES que precise de atenção entre em contato, se for de outras regiões e precisar de orientação estaremos disponíveis. 

 

Telefone para contato: (27) 3022-1667 / (27) 99810-5848

 

Email: projetomarsupiais@gmail.com

 

Página do Facebook: https://www.facebook.com/projetomarsupiais/

 

Instagram: https://www.instagram.com/projetomarsupiais/

 

 

 

* Texto da Bióloga, Iasmin Macedo, e da estudante de Jornalismo, Aline Soares Passos, voluntárias no Instituto Últimos Refúgios. 

 

* Fotos de Iasmin Macedo e Joarley Rodrigues - Fotógrafo, Diretor executivo do Instituto Últimos Refúgios (Instagram - @jowroddphotography)

 

 

Acompanhe também o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.

Facebook - www.facebook.com/ultimosrefugios

Youtube - www.youtube.com/ultimosrefugios

 

O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar no link: PARTICIPE

 

"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"

Please reload

Store_UltimosRefugios.png

Somos uma organização sem fins lucrativos. Por isso dependemos de doações para manter viva a luta em prol do meio ambiente. Sua colaboração mensal garante a continuidade e a independência do nosso trabalho.

Post_amigos_do_ultimos_refugios01.jpeg

Quer receber novidades? - Assine a newsletter

CALL US:

+55 (27) 3022-1667

Rua Humberto Balbi - 21 - Ed. Renê Descartes - sala 208 -

Jardim Camburi - Vitória, ES - Brazil

2006-2019 © Últimos Refúgios - All rights reserved

  • Facebook - Últimos Refúgios
  • YouTube - Últimos Refúgios
  • Instagram - Últimos Refúgios
  • Twitter - Últimos Refúgios