top of page

POST EM DESTAQUE

  • Iasmin Macedo - Voluntária do Instituto Últimos

O gambá pode comer 4000 carrapatos em uma semana!

Precisamos ser realistas: a maioria das pessoas só protege aquilo que sabem que existe. Aquilo que conseguem ver. Aquilo que conhecem. Diversas pesquisas são desenvolvidas todos os anos e, mesmo com uma variedade de estudos sobre cada ser vivo da terra, pouco disso é transmitido para a população. Por quê? Porque existe limitação ao acesso a informações que são importantes para todos?


É preciso mudar. Temos tecnologias capazes de auxiliar na transmissão desse conhecimento. Não é necessário muito. Por vezes, pequenas curiosidades são capazes de transformar o pensamento de alguém a respeito de um determinado animal, e essa transformação salva vidas. Salva o planeta. Enxergar diferente, conhecer os animais que habitam a terra junto com a gente, pode mudar muita coisa. O simples “Que interessante, não sabia disso”, é um primeiro passo para uma sociedade mais engajada.


O gambá, por exemplo, é um animal bastante estudado, com inúmeras qualidades, mas o que chega aos olhos e ouvidos da população são os defeitos. São as características que, para nós, aparentam ruins, mas para eles, faz parte do cotidiano. Boatos e informações sem base científica, muitas vezes equivocadas, são compartilhadas, ao invés de usarmos a comunicação para beneficiar esses seres que fazem parte da vida na Terra.


Na última semana publicamos a seguinte informação na página do Projeto Marsupiais no Facebook:

Veja a publicação original no LINK


Há muito tempo sabemos que os gambás são onívoros oportunistas, que se alimentam de uma diversidade de invertebrados. Na publicação, temos a informação de que esses animais são ótimos para aniquilar carrapatos, praga para diversas espécies e risco para saúde pública, já que transmitem inúmeras doenças. Os gambás têm obsessão por carrapatos e isso é benéfico para o ambiente por onde ele passa. A publicação mostrou diversas reações, teve mais de 30 mil compartilhamentos e um alcance de mais de 2 milhões e meio de pessoas.


Informações como essa, apenas comprovam a importância da espécie, e um dos motivos pelos quais devemos preservá-la. É preciso reforçar a mensagem de que todas as vidas têm um papel a cumprir no equilíbrio ambiental, uma espécie se beneficia com o comportamento ou hábito de outra, mesmo que indiretamente. Antes de condenar um animalzinho, devemos buscar informação, devemos entender a sua importância para o ambiente onde vive, e valorizar o papel de cada um.


O Projeto Marsupiais


O Projeto Marsupiais é uma iniciativa do Instituto Últimos Refúgios, idealizada em maio de 2017, que visa à sensibilização ambiental através de imagens. O projeto tem como objetivo inicial aumentar o conhecimento sobre a fauna de Marsupiais presentes na Mata Atlântica, e assim promover sua conservação, através da sensibilização da população. Queremos também enriquecer o meio científico, pois ele é nosso grande aliado. Vamos desenvolver a pesquisa por meios de levantamentos inovadores, sem prejudicar os animais. Nosso grande objetivo é mostrar a riqueza dessas espécies e sua grande importância para o ecossistema como um todo e para o ser humano em particular.


Ajude-nos a proteger nossos marsupiais! Curta a página e compartilhe nossas publicações.

Se achar um marsupial que precise de atenção entre em contato conosco.


Email: projetomarsupiais@gmail.com




* Texto de Iasmin Macedo, Bióloga, voluntária no Instituto Últimos Refúgios e Coordenadora do Projeto Marsupiais.

* Fotos de Leornado Merçon, fotógrafo de natureza e conservação, voluntário do Instituto Últimos Refúgios (Instagram - @leonardomercon).

Acompanhe também o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.

O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar no link: PARTICIPE

"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"

5.633 visualizações
bottom of page