top of page

POST EM DESTAQUE

  • Karol Mayra

Educação Ambiental: tanque gigante para observação de tartarugas em Vitória


Vitória ganhou o maior tanque de criação e observação de tartarugas do projeto Tamar no Espírito Santo. Inaugurado em fevereiro, o Instituto Últimos Refúgios (UR) está super feliz com essa conquista, fruto do diálogo do Coletivo Ambiental que foi concretizado pelo Projeto Tamar. Também participaram desse diálogo o Instituto O Canal, o Paulinho Rodrigues (Instituto Baleia Jubarte), entre outras pessoas muito feras, preocupadas com o meio ambiente.


Todos estão convidados a irem conhecer o tanque no Centro de Visitação do Tamar-Vitória, que fica na Ilha do Papagaio, na Praça do Papa, e funciona de terça a domingo, das 8h30 às 17 horas. O valor do ingresso é de R$ 6,00 (meia) e R$ 12,00 (inteira). O valor da entrada ajudará no trabalho de conservação das tartarugas.


O tanque, que é uma parceria entre Projeto Tamar, Prefeitura de Vitória e a ArcelorMittal, tem capacidade para 112 mil litros de água, podendo abrigar diversas espécies de peixes, além das tartarugas. As laterais de vidro proporcionarão uma visão ampla do interior aos visitantes e serão uma das grandes atrações do local.


A nova atração se junta a outros dois menores - de 30 mil e de 2 mil litros - para observação de tartarugas marinhas. Os visitantes também recebem informações sobre a Ilha de Trindade, o maior sítio reprodutivo da tartaruga verde no País.

Por meio deste tanque será possível aumentar o trabalho de conscientização ambiental com crianças, em Vitória, que terão um contato ainda maior com as espécies de tartarugas. Leonardo Merçon, fotógrafo de natureza e presidente do UR, acredita no potencial turístico que o Espírito Santo possui devido à riqueza de biodiversidade natural que pode ser explorada de forma sustentável e didática.


O Projeto Tamar


Para Léo Merçon, o Projeto Tamar é de suma importância para o Estado, pois o trabalho deles já salvou muitas espécies de tartarugas que estavam ameaçadas de extinção.


“O Projeto Tamar é uma fonte de inspiração do nosso trabalho, já que foram uns dos primeiros a acreditarem na sensibilização ambiental por meio da fotografia de conservação. Sempre que eles precisam de apoio, o Instituto Últimos Refúgios contribui como pode”, conta Merçon.


Mais informações pelo telefone 3225-3787 (Projeto Tamar).


VEJA MAIS FOTOS DA INAUGURAÇÃO:



157 visualizações
bottom of page