top of page

POST EM DESTAQUE

  • Karol Mayra

UR participa do I DOC Regência, em Linhares/ES


Vila de Regência, onde encontra-se a foz do Rio Doce

O Instituto Últimos Refúgios (UR) teve a alegria de participar da primeira edição do DOC Regência, uma mostra gratuita de documentários sobre a tragédia do Rio Doce, realizada pelo projeto Tamar/ICMBio, Fundação Pró-Tamar, Interferências Filmes e Associação de Moradores de Regência (Amor).


O evento teve o objetivo de retomar a discussão sobre a tragédia de Mariana e as suas consequências por meio da exibição de filmes e debates com a comunidade, convidados e visitantes.


A data escolhida para a abertura do encontro, de 20 a 27 de novembro, marcou exatos 365 dias da chegada dos rejeitos de minério da Samarco à Vila de Regência, em Linhares, na região da foz do rio Doce, no litoral capixaba.


Dentre os 28 filmes e produções audiovisuais exibidos, o UR teve algumas obras selecionadas para o evento, confira nos links abaixo:


  • Cacimba de Mágoa – de Ilka Westermeyer

  • Vozes do Rio Doce – de Ilka Westermeyer

  • Regência: As últimas horas antes da Lama – de Leonardo Merçon

  • Últimos Refúgios: Toninho Mateiro – de Reinaldo Guedes(ES)


O fotógrafo de natureza, Leonardo Merçon, ficou responsável por ministrar a oficina de “Técnicas e Narrativas Visuais para fotografia e vídeo ambiental” aberta à comunidade. Crianças moradoras da Vila de Regência marcaram presença e aprenderam noções de fotografia.


"Apesar de não ter tido um número expressivo de participantes, achei a iniciativa muito bacana, é isso que precisa ser feito: levar esse tipo de evento cultural para as cidades mais afastadas dos centros urbanos", explica Léo Merçon.

"A gente percebe a influência positiva desse festival nos moradores, sobretudo nas crianças locais que têm acesso às oficinas. Essas cidades afetadas pela tragédia precisam de incentivos assim para atrair visitantes, turismo e chamarem a atenção do mundo para os problemas que a tragédia trouxe para essas comunidades", conclui o presidente do UR.

Confira mais fotos na galeria:

43 visualizações
bottom of page