top of page

POST EM DESTAQUE

  • Juliana Nascimento Mota

Instituto Últimos Refúgios marca presença no Cine.Ema


Instituto Últimos Refúgios marca presença em Festival de Cinema ambiental e Sustentável de Burarama, em Cachoeiro do Itapemirim.


Entre os dias 13 de maio e 18 de junho o Instituto Últimos Refúgios ofereceu na região de Burarama a oficina de cinema ambiental. A atividade fez parte do 2º Cine.Ema, resultando na produção de três documentários curtos que foram exibidos durante o Festival de Cinema Ambiental e Sustentável de Burarama, realizado nos dias 1 e 2 de julho.


Orientados por Ilka Westermeyer e Léo Merçon, membros do Instituto Últimos Refúgios, aproximadamente 16 estudantes da escola Wilson Resende participaram ativamente na produção dos documentários. Os filmes foram ancorados na realidade de Burarama, que resultou em três produções com temas distintos: agroindústrias, observação de aves e meninas bordadeiras de Burarama.


Os alunos receberam os certificados das atividades no dia da mostra de cinema do festival, na Praça José Gava, mesmo local onde suas produções foram exibidas.

Além da oficina de cinema ambiental, também foram realizadas durante o evento as oficinas de observação de aves e a de empreendedorismo. Todas as atividades durante o evento visaram capacitar a comunidade para as oportunidades geradas pelo festival, estimulando os moradores para a prática do cinema ou para o turismo e o empreendedorismo criativo.

O 2º Cine.Ema

Realizado pelo Instituto Últimos Refúgios, pela Cajú Produções e pelo Ministério da Cultura, o 2º Cine.Ema – Festival de Cinema Ambiental e Sustentável de Burarama teve como teve como tema central “Aves de Burarama”.


O Festival surgiu da idéia de valorizar a Pedra da Ema, uma das principais rotas turísticas de Cachoeiro do Itapemirim. A pedra possui esse nome, pois dependendo da posição do sol forma-se a figura perfeita de uma Ema. Além disso, a região de Burarama possui uma vasta riqueza ambiental e turística, e o festival vem para capacitar a comunidade local para que eles possam aproveitar da melhor maneira possível os potenciais da região.


42 visualizações
bottom of page