top of page

POST EM DESTAQUE

  • Fabiana Cruz

Pesquisas científicas na Rebio de Sooretama


A Reserva Biológica de Sooretama é uma Unidade de Conservação (UC) de proteção integral, isto é, as atividades permitidas nessa área são mais restritivas quando comparadas às unidades de uso sustentável. Segundo o SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei nº 9.985), a Reserva Biológica tem como objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais. Dessa forma, as atividades permitidas nesta UC são visitação com fins de educação ambiental e pesquisas científicas, a qual representa uma atividade de extrema importância para a gestão dessa unidade.



Para a realização de qualquer pesquisa científica na REBIO de Sooretama é necessária a autorização prévia do órgão responsável e administração da unidade, o qual pode sugerir alterações e restrições para a correta adequação da pesquisa na UC. As pesquisas realizadas em qualquer UC federal (e cavernas) devem ser previamente cadastradas no SISBIO, o Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade, coordenado pelo ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que permite ao pesquisador solicitar autorização para a realização de atividades científicas, didáticas, licenças permanentes ou coletas de material biológico em unidades federais.


As pesquisas já realizadas ou em andamento abordam os diversos seres existentes na unidade, seja estudos com a fauna, como abelhas, vespas, aves, antas, onças e fauna atropelada, ou com a flora, dentre elas, o levantamentos florísticos e estudos de avaliação da regeneração de áreas degradadas da Reserva, pesquisas de solos, pólen fossilizado, dentre outras. Os pesquisadores e suas instituições relacionadas vão desde aquelas localizadas próximas à REBIO, como estudantes da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo – Campus de São Mateus, Vitória e Alegre), universidades de outros estados brasileiros, como a USP (Universidade de São Paulo) e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), até instituições estrangeiras, como a Universidade de Harvard, Estados Unidos, uma das maiores universidades do mundo.



A maior motivação desses pesquisadores em estudar a Reserva Biológica de Sooretama vai muito além da sua simples existência. Essa unidade é a maior área de Mata Atlântica protegida do estado do Espírito Santo (24.250 hectares) e um dos últimos resquícios de Mata de Tabuleiros (ou Floresta Ombrófila Densa) do Brasil, um tipo de vegetação deste bioma caracterizado por ter um relevo que geralmente não se eleva acima dos 200m (NUNES, SILVA & VILAS BOAS, 2011) e possuir árvores sempre verdes com dossel que pode chegar até 50m. Em comparação com as outras formações de matas neotropicais, a Mata de Tabuleiros é inigualável devido à elevada diversidade de espécies e à elevada densidade de lianas que apresenta (CONSERVAÇÃO INTERNACIONAL, 2014).



Assim, as pesquisas científicas representam uma importância singular para a REBIO de Sooretama, pois além de promoverem a valoração e o conhecimento de espécies da biodiversidade local, fornecem subsídios para estratégias de gestão da unidade, contribuindo para tomadas de decisões eficientes no que tange à conservação e à manutenção ecossistêmica da região.




Referências Bibliográficas:




CONSERVAÇÃO INTERNACIONAL. Corredor Central da Mata Atlântica. Disponível em: <http://www.conservation.org.br/onde/mata_atlantica/index.php?id=43>. Acesso em: 22 out. 2014.


NUNES, F. C.; SILVA, E. F.; VILAS BOAS, G. S. Grupo Barreiras: Características, Gênese e Evidências de Neotectonismo. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2011.









77 visualizações
bottom of page