top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorLeonardo Merçon

Festival de cinema ambiental divulga programação completa


Depois de diversas oficinas realizadas desde maio na comunidade e tendo como tema central “Aves de Burarama”, a segunda edição do Cine.Ema – o Festival de Cinema Ambiental e Sustentável de Cachoeiro e Itapemirim será realizada nos dias 1º e 2 de julho, no distrito de Burarama, que integra o corredor ecológico do Espírito Santo. O evento terá uma programação gratuita diversificada, com mostra competitiva de filmes de curta-metragem, shows, atividades ecológicas como caminhadas, observação de aves e outras ações de educação ambiental.



Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioambiental da comunidade, a Odebrecht Ambiental, a ANA, Agência Nacional de Águas e o Banestes, são algumas das parceiras do festival. Neste ano, foram inscritos 53 filmes nas categorias ficção, documentário e animação, com temas prioritariamente focados em meio ambiente e sustentabilidade. Os vencedores serão premiados em cada categoria com o Troféu “Burarama”, além do prêmio de votação popular.


Buscando fazer de Burarama uma referência cultural e turística no sul capixaba, o festival foi pensado para valorizar a Pedra da Ema localizada no distrito. A pedra leva este nome por estampar em sua superfície a figura de uma Ema, transformando-se num símbolo da região.


Segundo os sócios da Caju Produções, Léo Alves e Tania Silva (realizadores do projeto) o festival se configura como uma ação de educação ambiental envolvendo comunidade escolar, urbana, rural de áreas quilombolas e periféricas na busca pela transformação social, conhecimento e reconhecimento de suas identidades a partir do diálogo sobre desenvolvimento local relacionando o turismo, a sustentabilidade, a economia criativa e geração de emprego e renda.

A comunidade está preparada e envolvida com o festival desde maio, já que estão realizadas pela produção diversas atividades com foco na formação de capital humano, relacionando com o objetivo principal do desenvolvimento comunitário, além de resultar produções cinematográficas que serão exibidas em uma Mostra de Cinema na próprio festival.



O tema estará nas atividades da programação, com oficinas de observação de pássaros com destaque para a “Roda de Passarinho”, que vem diretamente de Florianópolis para realizar as ações com crianças e troca de experiências que acontecerão paralelas à mostra de filmes. Também estão previstas ações culturais, com lançamento de livros, contação de história, apresentação de folia de reis, bate-papo sobre cinema, loja de artesanato, apresentação dos trabalhos realizados nas oficinas, entre outros. Os eventos acontecerão na Praça José Gava, em Burarama.



O Cine.Ema é uma realização do Ministério da Cultura, da Caju Produções e do Instituto Últimos Refúgios, com apoio da Odebrecht Ambiental, da ANA (Agência Nacional de Águas), do Ministério do Meio Ambiente e do Banestes.



TEMA CINE.EMA 2016: AVES DE BURARAMA

Do voo à pedra.

Da Pedra para a tela.

De novo: um voo.

O play.

A pedra que leva o nome de uma ave é assim chamada por possuir uma falha rochosa que, de acordo com a posição do sol, forma a figura de uma ave pernalta, reconhecida por toda a comunidade como uma Ema. Embora não haja Emas na região Burarama tem características ambientais que a diferenciam no cenário sul capixaba, fazendo parte do corredor ecológico. E muito embora haja esta relação com as aves, inclusive no ícone paisagístico da região, poucos projetos dinâmicos sociais e culturais a respeito do mapeamento e do encontro de aves de espécies raras no distrito são realizados. A segunda edição do Cine.Ema enaltece estas belezas, convidando você a conhecer estas aves raras e as outras paisagens verdes que envolvem a comunidade.


O Corredor Burarama – Pacotuba – Cafundó apresenta características peculiares no contexto da atividade turística. A comunidade de Burarama, por exemplo, com ares bucólicos, arquitetura colonial e características geográficas de rara beleza, detém enorme potencial para o desenvolvimento da atividade turística, principalmente no segmento do ecoturismo, turismo de aventura e agroturismo, este último já realizado através do Circuito “Águas de Burarama” que envolve pequenos produtores rurais, artesãos, sistemas de hospedagem e alimentação, áreas naturais particulares e espaços de lazer.




PROGRAMAÇÃO CINE.EMA 2016

Dias 01 e 02 de julho de 2016.

01 DE JULHO | SEXTA-FEIRA

8h00_Caminhada Ecológica_Saída em frente à Escola Wilson Resende | Trilha do Cruzeiro

9h00_Pique nique na árvore do Cine.Ema (comemoração de um ano de plantio da árvore do festival) | Casa de Dona Alair.

10h00_Bate-papo e contação de histórias com a escritora e artista Fernanda Fassarela, autora do livro “Ovelha Mochileira”. Durante o bate-papo, haverá uma atividade de releitura do livro com desenho/aquarela feito pelas crianças da Escola Wilson Resende e orientadas pela artista.

9h00_11h00_Olimpíada “Água em Jogo” | Parceria com Agência Nacional das Águas | Escola Wilson Resende.

14h_16h00_ Olimpíada “Água em Jogo” | Parceria com Agência Nacional das Águas | Escola Wilson Resende.

16h00_Bate-Papo sobre cinema com Léo Merçon, Ilka Westermeyer e os adolescentes participantes da oficina de cinema ambiental_Compartilhamento das experiências realizadas durante a oficina | Praça José Gava;

16h00_Abertura da exposição “Paisagens Sonoras” no coreto da Praça José Gava, de Fábio Coelho.

18h00_Abertura da Loja Cine.Ema, Feirinha artesanal e cultural e outros estandes convidados | Praça José Gava.

18h00_Cortejo de abertura com participação da Escola Wilson Resende e a apresentação da Folia de Reis “Missão Divina”. Apresentação da banda “Fames Dixieland”.

19h30_Abertura Oficial do Cine.Ema | Praça José Gava

20h00_Mostra Competitiva de Curtas Metragens | Praça José Gava

A Baleia e o Tesouro, de Instituto Marlin Azul | Ani, 5min, ES

O dia em que a onça não bebeu água, de Celso Martins | Doc/Fic, 10min, GO

Toda forma se transforma, de Danilo Belchior | Ani, 1min, SP

Os Meninos Verdes, de Rosa Berardo | Ani, 10min, GO

Back to us, de Carlos Silveira | Fic, 3min, SP

Salvem o rio, de Ricardo Rodrigues e Vitor Gracciano | Doc, 6min, RJ

Oxum, de Denis Leroy | Ani, 8min, MG

Cinza, de Victor Uchôa | Doc, 8min, BA

Retirantes, de Maíra Coelho | Ani, 13min, RS

21h30_Show Musical de Encerramento com André Prando (ES) | Praça José Gava

02 DE JULHO | SÁBADO

15h00_Papo Nique apresenta: “Roda de Passarinho” com Renato Rizzaro e Gabriela Giovanka, de Florianópolis.

A Roda de Passarinho nasceu a partir da vivência de Renato e Gabriela como Observadores da Natureza, especialmente de aves, transmitidas às crianças da comunidade de São Leonardo, onde a Reserva Rio das Furnas está inserida. A atividade busca a interação dos participantes com a Natureza através de fotografias, sons, sementes, flautas, atividades físicas, relatos de vivências e brincadeiras.

16h00_ Café com exposição | Meninas Bordadeiras de Burarama apresentam: Varal de Memórias, resultado do projeto “Memorial do Bordado” | Ponto de Memória.

17h00_Bate-papo sobre observação de pássaros com Léo Merçon, Detinha Son e Filipe Ventura_ Compartilhamento das experiências realizadas durante a oficina de observação de pássaros.

18h00_Abertura da Loja Cine.Ema, Feirinha artesanal e cultural e outros estandes convidados | Praça José Gava

18h00_Lançamento + Bate-papo | livro infanto-juvenil “Ovelha Mochileira” de Fernanda Fassarela na Praça José Gava junto à Biblioteca Estante Livre. Durante o lançamento do livro, haverá um varal com os desenhos produzidos pelas crianças da Escola Wilson Resende. O melhor desenho, eleito por júri, ganhará um kit especial do livro.

O livro “Ovelha Mochileira” conta a história de Agustina, uma ovelhinha muito curiosa e pensativa que coloca uma mochila nas costas e sai à procura de sua família. Em suas andanças, ela estabelece uma relação muito próxima com a natureza e as paisagens da Cordilheira dos Andes. Vive muitas aventuras reais e imaginárias pelo caminho afora... e descobre sua origem de forma inesperada!

19h00_ Mostra Competitiva de Curtas Metragens | Praça José Gava

Guaçuí, para merecer quem vem depois...de Marcos Loures | Fic, 11min, ES

Comadre Fulozinha, de Gemerson Sander | Fic, 7min, MG

O Bicho do Buraco, de Instituto Marlin Azul | Ani, 3min, ES

Coroas, de Isaac Donato e Marília Cunha | Doc, 14min, BA

Nada, Nadador! de Instituto Marlin Azul, | Ani, 15min, ES

Manancial, de Bruno Soares | Fic, 7min, PB

Dinossauro Rex, de Instituto Marlin Azul | Ani, 3min, ES

Água fonte de vida, de Escola José Antônio de Carvalho| Doc, 8min, ES

20h00_ Mostra Cineclube Cine.Ema, com apresentação dos filmes realizados pelos participantes da oficina de cinema ambiental e premiação da “Olimpíada Água em Jogo”

21h20_Premiação final: Troféu “Burarama” de melhor filme documentário, animação, ficção e júri popular.

22h00_Show Musical de Encerramento com Trio Maracá (ES).

Festival Jovem Comunitário de Cinema Ambiental e Sustentável do Espírito Santo.

Durante o Cine.Ema, as ações resultantes de três oficinas realizadas em Burarama e região serão apresentadas. Confira a programação e os detalhes.

[OFICINA DE CINEMA AMBIENTAL] _ Apresentação dos filmes realizados pelos adolescente da Escola Wilson Resende durante a execução da oficina.

[OFICINA DE OBSERVAÇÃO DE PÁSSAROS]_Bate-papo com os realizadores e participantes da oficina de observação de pássaros.

[OFICINA DE PRODUÇÃO CULTURAL E EMPREENDEDORISMO]_Abertura da Feira artesanal e cultural, resultado da ação realizada na oficina com os participantes.




59 visualizações
bottom of page