POST EM DESTAQUE

Foto do U.R. ganha concurso no Instagram

10/07/2019

1/7
Please reload

ONÇAS-PINTADAS - Situação da população em um dos últimos redutos da espécie na Mata Atlântica

March 31, 2016

As populações de onça-pintada remanescentes na Mata Atlântica estão restritas a oito regiões e todas as populações conhecidas parecem estar sofrendo declínio (redução gradual do número de indivíduos). O trabalho publicado esta semana na Oryx, revista internacional especializada em conservação de flora e fauna, relata a situação da população existente no Bloco Linhares-Sooretama, localizado na porção norte do estado do Espírito Santo. Esta representa uma das últimas populações da região sudeste do Brasil e a última população de onças-pintadas no estado como um todo.

 

Foto: Projeto Felinos / Professora Ana Carolina Srbek de Araujo.

 

Para desenvolvimento do trabalho, a população foi monitorada por meio de armadilhas fotográficas, em estudo iniciado em 2005. O estudo revelou que a população do Bloco Linhares-Sooretama está composta por cerca de 17 indivíduos, representando uma das maiores densidades populacionais já relatadas para a onça-pintada na Mata Atlântica. Apesar disso, a futuro da população está ameaçado por sua deterioração genética (em decorrência da redução do número de indivíduos e consequente ocorrência de acasalamentos entre indivíduos aparentados) e ameaças locais. As ameaças locais incluem a proposta de duplicação da rodovia BR-101, ressaltando que as onças-pintadas também são susceptíveis a atropelamentos (a exemplo do indivíduo morto em 2000) e que a duplicação do número de pistas poderá afetar o deslocamento dos animais, e a redução da disponibilidade de presas devido à ocorrência de atividades de caça no Bloco Linhares-Sooretama. Desta forma, a permanência da espécie na área dependerá da aplicação urgente de medidas para sua conservação.

 

Foto: Projeto Felinos / Professora Ana Carolina Srbek de Araujo

 

As ações necessárias incluem o reestabelecimento de fluxo genético com outras populações de onças-pintadas, o combate à caça e a implementação de medidas de mitigação em relação aos impactos da rodovia sobre a fauna local, sendo também recomendada a continuidade do monitoramento da população de onças-pintadas e de suas principais presas. O trabalho publicado foi desenvolvido pela Professora Ana Carolina Srbek de Araujo (Universidade Vila Velha), em colaboração com o Professor Adriano Chiarello (Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto), e representa a primeira estimativa populacional das onças-pintadas no bloco de Linhares-Sooretama e no estado do Espírito Santo.

 

 

 

VEJA O ARTIGO PUBLICADO EM INGLÊS NO LINK ABAIXO:

 

[Population status of the jaguar Panthera onca in one of its last

strongholds in the Atlantic Forest]

 

 

Para maiores informações:

https://www.facebook.com/Projeto.Felinos/?fref=ts

 

Ana Carolina Srbek de Araujo

Bióloga, Mestre em Zoologia de Vertebrados - PUC Minas

Doutora em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre - UFMG

 

 

 

 

 

 

Please reload

Store_UltimosRefugios.png

Somos uma organização sem fins lucrativos. Por isso dependemos de doações para manter viva a luta em prol do meio ambiente. Sua colaboração mensal garante a continuidade e a independência do nosso trabalho.

Post_amigos_do_ultimos_refugios01.jpeg

Quer receber novidades? - Assine a newsletter

CALL US:

+55 (27) 3022-1667

CHOOSE YOUR LANGUAGE:

Rua Humberto Balbi - 21 - Ed. Renê Descartes - sala 208 -

Jardim Camburi - Vitória, ES - Brazil

2006-2019 © Últimos Refúgios - All rights reserved

  • Facebook - Últimos Refúgios
  • YouTube - Últimos Refúgios
  • Instagram - Últimos Refúgios
  • Twitter - Últimos Refúgios