top of page

POST EM DESTAQUE

Júlia Bragatto Luchi

Redução na diversidade genética da águia harpia (Harpia harpyja)

De acordo com estudos realizados pelos professores Áureo Banhos, Tomas Hrbek, Tânia Sanaiotti e Izeni Pires Farias, pôde-se constatar uma redução de 15% a 19% na diversidade genética da espécie Harpia harpyja no sul da Amazônia e na Mata Atlântica – regiões que sofreram um extremo desmatamento nos últimos anos.


A perda de habitat, consequência direta desse desmatamento de florestas tropicais brasileiras, é um dos princinpais fatores que contribuiram para a dimunição da diversidade genética da águia harpia – também chamada de “gavião-real”. Além disso, os efeitos da caça e captura para criação em cativeiro, do corte seletivo de árvores com ninhos ativos, os impactos diretos da construção de estradas, hidroeléticas e de redes de transmissão de energia são outros elementos que reduzem drasticamente a população das harpias.


Com o objetivo de manter a diversidade génetica dessa éspecie , é necessário que ações de conservação que envolvam a preservação do habitat sejam colocadas em prática, tais como:


- A proteção de árvores de nidificação e casais reprodutivos;


- A proteção das áreas de florestas remanescentes do sul da Amazônia e na Mata Atlântica;


- A restauração e proteção de corredores florestais entre a Amazônia e Mata Atlântica.


É importante ressaltar que a diversidade genética é um componente importante da biodiversidade, e a sua redução pode aumentar o risco de extinção e diminuir o potencial evolutivo das populações.


Sobre a Harpia harpyja:


A harpia é a maior águia da região Neotropical, e mais da metade de sua distribuição está concentrada no Brasil. É uma espécie que depende da floresta, alimenta-se principalmente de presas arborícolas.Globalmente, a harpia é considerada quase ameaçada de extinção pela International Union for Conservation of Nature. No Brasil, a harpia é considerada ameaçada de extinção, na categoria de Vulnerável, pelo Ministério do Meio Ambiente.


Harpia fotografada por João Marcos Rosa.



Matéria baseada no artigo científico:


Banhos A, Hrbek T, Sanaiotti TM, Farias IP (2016) Reduction of Genetic Diversity of the Harpy Eagle in Brazilian Tropical Forests. PLoS ONE 11(2):e0148902. doi: 10.1371/journal.pone.0148902



.

239 visualizações
bottom of page