top of page

POST EM DESTAQUE

Júlia Bragatto Luchi

Retrospectiva Últimos Refúgios 2015

Em 1989, Marty McFly e Doc Brown, personagens do filme “De Volta Para o Futuro Parte II”, fizeram diversas previsões certas para o ano de 2015: o uso de portas controladas por computador, óculos inteligentes, televisões modernas de tela plana ,drones, tênis que se amarram sozinhos etc.Porém, esqueceram de prever algo que foi bastante recorrente no ano passado: os problemas ambientais, como os atropelamentos de animais, incêndios e desmatamentos – além da tragédia proveniente do rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana (MG).

Devido a todos esses acontecimentos, o ano de 2015 foi um ano marcante e de intenso trabalho de preservação e sensibilização ambiental para o Instituto Últimos Refúgios (UR).


Segue abaixo um resumo das principais ações do UR:


- Reserva Biólogica de Sooretama:


Ação com o Ministério Público


O Instituto Últimos Refúgios participou da reunião com o Ministério Público Federal, para levantar medidas contra os atropelamentos de animais na BR-101, que corta a Rebio de Sooretama e seu entorno.

Leonardo Merçon e professor Aureo Banhos no encontro com o Ministério Público Federal.

Lançamento do Livro “Últimos Refúgios: Reserva Biológica de Sooretama”


Em junho de 2015, o segundo livro da série Áreas Protegidas foi lançado pelo UR. O local selecionado, a ReBio Sooretama, é considerada uma das mais importantes unidades de conservação do país, em virtude da sua grande área verde e riqueza de biodiversidade.

Evento de lançamento do novo livro do Instituto Últimos Refúgios em Sooretama.


Campanha Predador


Em parceria com a agência de publicidade Danza Estratégia e Comunicação, o Instituto Últimos Refúgios lançou uma campanha de conscientização para chamar atenção da sociedade sobre os atropelamentos de animais silvestres no trecho de 25km da BR-101, que corta o Complexo Florestal Linhares-Sooretama, composto pela Reserva Biológica (Rebio) de Sooretama e outras áreas de reserva. A campanha Predador esteve presente em outdoors em Vitória e nos meios de comunicação do Instituto.

Umas das imagens produzidas para a Campanha "Predador".


- Eventos ambientais:


Festival ambiental O Canal


O Instituto Últimos Refúgios (UR) participou da realização desse evento junto com o Instituto O Canal e a Prefeitura de Vitória. Oficinas de fotografia com o celular para crianças, exposição de fotos de natureza, entre outras atividades foram realizadas para promover a sensibilização ambiental da população.

Show realizado durante o Festival Ambiental O Canal, em junho de 2015.

Cine.Ema (Festival de Cinema Ambiental e Sustentável de Cachoeiro de Itapemirim)


Em parceria com a Caju Produções, o UR colabarou com a realização do Cine.Ema em Burarama, Distrito do Município de Cachoeiro de Itapemirim. Leonardo Merçon, presidente do Instituto Últimos Refúgios, ministrou uma palestra dinâmica sobre as experiências fotográficas e audiovisuais do UR para os alunos da Escola Wilson Rezende, e também realizou uma oficina de edição de vídeo com os estudantes.

Leonardo Merçon durante a oficina de vídeo com os alunos.

Palestra TEDx pedradopenedo


O fotógrafo oficial do Instituto Últimos Refúgios, Leonardo Merçon, ministrou uma palestra interativa sobre o tema “Fotografia de natureza e conservação” na Rede Gazeta, e sensibilizou a plateia com sua história e com os trabalhos do UR.

Leonardo Merçon no TEDx, em agosto de 2015.


- Tragédia no Rio Doce


Projeto Lágrimas do Rio Doce



O Instituto Últimos Refúgios (UR) iniciou esse projeto em 2015 com o objetivo de criar um acervo digital de alta qualidade constituído por fotografias e vídeos de moradores, fauna e flora. O UR tem a intenção de produzir um livro fotográfico, exposições e um documentário sobre a situação real da tragédia, mostrando os impactos de médio e longo prazo na população e na vida selvagem que dependem do rio.


Para isso, já foram realizadas um total de três expedições nas áreas ao longo do Rio Doce em Minas Gerais e Espírito Santo, afetadas pelo desastre do rompimento da barragem.O UR continuará a fazer expedições ao longo deste ano.


Todo material produzido será disponibilizado para ONGs, pesquisadores e afins, visando a uma informatização e disseminação de fatos eficaz e com efetividade.


Algumas fotos do projeto:


Projeto Lágrimas do Rio Doce na rede social

O alcance de Lágrimas do Rio Doce no Facebook já é significativo:

1° post do projeto na página do Últimos Refúgios (fotos procedentes da primeira expedição):

- 5.439.686 pessoas alcançadas;

2° post do projeto (fotos da segunda expedição):

- 160.161 pessoas alcançadas;

3° post (fotos derivadas da terceira expedição):

- 58.159 pessoas alcançadas.

Esperamos que 2016 seja um ano de muito trabalho e conquistas para que o Instituto Últimos Refúgios possa seguir em frente com o lema: “As pessoas só protegem o que sabem que existe”.

24 visualizações

Commenti


bottom of page