top of page

POST EM DESTAQUE

  • Karol Mayra

Aniversário da Rebio de Sooretama é comemorado com educação ambiental


Bolo de aniversário da Rebio de Sooretama que completa 33 anos como unidade de conservação





A Reserva Biológica (rebio) de Sooretama, localizada no município de mesmo nome ao norte do Estado, completa hoje 33 anos como unidade de conservação (UC). O Instituto Últimos Refúgios participou do evento de comemoração realizado na sede na última sexta-feira (18), junto com pesquisadores que realizam atividades na reserva e estudantes da região.


Leonardo Merçon, fotógrafo e presidente do Instituto Últimos Refúgios, ministrou uma palestra sobre fotografia de natureza e conservação e sua importância. Explicou o trabalho que o Instituto realiza e a importância de se adotar hábitos sustentáveis.


Além desta, outras palestras foram ministradas. Foram elas: palestras sobre animais ungulados (de casco), dada pela Andressa Gatti, coordenadora do Projeto Pró-Tapir: monitoramento e proteção das antas da Mata Atlântica Capixaba, do Instituto Marcos Daniel; e palestra sobre ecologia de estradas com o biólogo e professor da Universidade Federal do Espírito Santo, Aureo Banhos, que com o tema “a caixa de Pandora da conservação”, fez referência aos danos e prejuízos que as estradas causam em unidades de conservação.


Conforme a tradição, os participantes se confraternizaram com um bolo de aniversário e cantaram parabéns para a reserva. Participaram da comemoração crianças da escola Cândido Portinari, do entorno da reserva, a Polícia Militar Ambiental, gestores de outras unidades de conservação e parceiros da Rebio de Sooretama.


Sobre a reserva:


A Reserva Biológica de Sooretama compõe o complexo florestal Linhares-Sooretama, juntamente com a Reserva Natural Vale, a Reserva Particular do Patrimônio (RPPN) Natural Mutum-Preto e a RPPN Recanto das Antas, além de outros pequenos fragmentos florestais em áreas privadas no entorno que compõe as Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal da região.


Gerenciada pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio), possui área de mais de 27 mil hectares de floresta protegida, com uma grande gama de espécies arbóreas únicas, entretanto, cortada por um trecho de aproximadamente 25 km da BR-101 que fragmenta as populações silvestres, mata diariamente dezenas de animais por atropelamento e promove intensa poluição sonora, do ar, solo e água na região.


A Rebio de Sooretama foi a Unidade de Conservação retratada no último livro fotográfico feito pelo Instituto Últimos Refúgios.


Fotos do evento:


Abertura do evento com o analista ambiental da reserva, Valdir Santos

Léo Merçon (Instituto Últimos Refúgios) ministrando palestra sobre fotografia de conservação

Além da palestra, o Instituto Últimos Refúgios sorteou livros de fotografia da reserva biológica

Andressa Gatti (Instituto Marcos Daniel), coordenadora do Projeto Pró-Tapir, ministrando palestra sobre os animais ungulados

Palestra sobre ecologia de estradas com o biólogo e professor da Ufes, Aureo Banhos

Eliton Lima, gestor da Rebio, soprando as velinhas

Confraternização entre os participantes do evento

59 visualizações
bottom of page