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- Karol Mayra
UR se reúne com o Ministério Público Federal
O Instituto Últimos Refúgios participou da reunião com o Ministério Público Federal, para levantar medidas contra os atropelamentos de animais na BR-101, que corta a Reserva Biológica de Sooretama e seu entorno.
Foram apresentadas dez (10) medidas, propostas pelo professor da UFES, Aureo Banhos, e pelo presidente do Últimos Refúgios, Leonardo Merçon para tentar minimizar os atropelamentos de animais silvestres na BR-101, neste primeiro momento, antes da duplicação da rodovia. TODAS as instituições envolvidas foram a favor de adotar as medidas e cada uma delas assumiram responsabilidades para que elas fossem implementadas o mais rápido possível.
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Membros do Instituto Últimos Refúgios participaram, no último dia 17, da reunião promovida pelo Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) no município de Sooretama, na região Norte do estado. Com o objetivo de adotar medidas emergenciais de combate ao alto índice de atropelamentos de animais silvestres no trecho de 25 km da BR-101 que corta quatro reservas ambientais. O evento reuniu cerca de 40 representantes de órgãos relacionados à questão.
Na ocasião, foram feitas propostas pelo professor do departamento de Biologia da Ufes, Aureo Banhos dos Santos e pelo presidente do Instituto Últimos Refúgios, Leonardo Merçon, para tentar minimizar o problema dos atropelamentos na rodovia que corta a Rebio de Sooretama, a Reserva Natural do Parque da Vale e as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) Mutum-Preto e Recanto das Antas.
Cada proposta teve seu encaminhamento definido e o andamento de cada uma, mediante aos órgãos competentes, será acompanhado pelo Ministério Público Federal. Segundo as pesquisas realizadas no local, o índice de atropelamentos de animais silvestres já chega a 20 mil anualmente e o número de espécies diferentes atingidas chega a 165.
Estiveram presentes representantes da concessionária Eco101; do Departamento Nacional de Infraestrutura e Trânsito (Dnit); da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT); do Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES); do Ibama; do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); da Polícia Rodoviária Federal; da Secretaria de Meio Ambiente de Sooretama; da ONG Últimos Refúgios; da Revista National Geographic; da Reserva Biológica da Vale; da Reserva Biológica de Sooretama e de pesquisadores da área ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo. Todos dispostos a minimizar os impactos que a rodovia causa a fauna da região.
Propostas
Entre as sugestões estão a redução da velocidade média dos veículos para 60km/h. Isso representaria um acréscimo de pouco mais de seis minutos de viagem para os motoristas que passam pelo trecho, e um grande ganho em termos da redução do índice de atropelamentos. Também foi proposta a instalação de mais radares na rodovia, tanto dos pontuais quanto dos modelos inteligentes, que registram e monitoram a velocidade média do motorista em todo o trecho.
Outro assunto abordado foi a desobstrução das estruturas de drenagem fluvial e pluvial sob a pista, para que possam servir como uma passagem para a fauna. Foi discutida a possibilidade de fazer, também, o cercamento próximo e direcional aos túneis e embaixo da ponte, para que os animais evitem atravessar a pista nos trechos críticos, mas não percam totalmente a mobilidade em seu habitat natural.
Ainda foram apontadas como medidas emergenciais a retirada de árvores frutíferas exóticas (que não são nativas) das margens da rodovia, que servem de atrativo para os animais e, consequentemente, fazem com que eles transitem pela pista; a retirada do lixo das florestas e corpos d'água no entorno da rodovia; a instalação de passagens de estrato arbóreo (passagens aéreas) para travessia dos macacos e bichos-preguiça, por exemplo; a regulação do atendimento aos animais acidentados; e a colocação de placas temáticas de advertência e educativas no trecho, bem como a necessidade de promover ações de sensibilização para os usuários da BR-101 e também para a comunidade e empreendedores locais.
Documento
O MPF/ES possui um procedimento administrativo, em andamento na Procuradoria da República do Município (PRM) de Linhares, para acompanhar e fiscalizar a regularidade ambiental do projeto de ampliação e duplicação da BR-101, na região Norte do Espírito Santo, no trecho que corta a Reserva Biológica de Sooretama, justamente por conta das frequentes notícias de atropelamento da fauna silvestre. Os tópicos discutidos na reunião e o monitoramento de seus encaminhamentos vão correr no procedimento já existente da PRM/Linhares.
Ação conjunta
Para o procurador da República em Linhares, Paulo Henrique Camargos Trazzi, é importe que haja uma conjunta entre todos os atores envolvidos para a construção de soluções para resolver – ou pelo menos amenizar, em caráter emergencial – o problema. “Nesse primeiro momento é importante prezarmos pelo diálogo, porque somente juntos conseguiremos resolver a situação”, ressaltou Trazzi.

Assessoria de Comunicação Social MPF
Procuradoria da República no Espírito Santo
Anny Giacomin
Pres-ascom@mpf.mp.br
Telefone: (27) 3211-6444 / 3211-6489
Assessoria de Imprensa
Instituto Últimos Refúgios
Karolyne Mayra S. da Silva
Kamssilva@gmail.com – (27) 99835-7557 /
Leonardo Merçon
leonardomercon@gmail.com – (27) 99614014
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