top of page

RESERVA BIOLÓGICA DE DUAS BOCAS

A terceira publicação do Instituto Últimos Refúgios traz como tema uma das mais importantes unidades de conservação do Espírito Santo: a Reserva Biológica de Duas Bocas. Localizada em Cariacica, na região Metropolitana de Vitória, Espírito Santo, a reserva é responsável pela preservação de cerca de três mil hectares de Mata Atlântica.

O livro fotográfico “Últimos Refúgios: Reserva Biológica de Duas Bocas” faz parte da Série Áreas Protegidas e acompanha um documentário homônimo. Juntos, constituem um importante material de promoção da rica biodiversidade existente na unidade de conservação e visam à sensibilizar a sociedade em prol da preservação ambiental.

Veja o livro online aqui >>

SOBRE A RESERVA

Em 1912 foi inaugurada a Represa do Rio Pau Amarelo, responsável pela distribuição de água para a Grande Vitória. No entanto, com o crescimento da população, houve a necessidade de aumentar o volume de água represado e então foi criada a Represa de Duas Bocas, construída entre os anos de 1949 e 1954.

Em 12 de janeiro de 1965 foi oficialmente reconhecida a importância da preservação da área e então foi criada a Reserva Florestal de Duas Bocas. Mais tarde, em 02 de janeiro de 1991, a categoria de manejo foi redefinida para Reserva Biológica - desta forma, a visitação na área é permitida somente com autorização prévia do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). No entanto, é importante ressaltar que desde sua criação enquanto represa, o homem pouco interferiu em seu ecossistema, não só pelas limitações geográficas, mas também pelo uso estratégico da área, que foi protegida para que a água pudesse ser utilizada para fins de consumo. Atualmente, a represa ainda é responsável pelo fornecimento de água a uma parcela de habitantes do município de Cariacica.

A Reserva Biológica de Duas Bocas possui cerca de 2.910 hectares de Mata Atlântica, sendo aproximadamente 70% de mata primária. A unidade de conservação apresenta fauna e flora ricas e diversificadas e abriga espécies animais raras e ameaçadas de extinção. Entre elas, destaca-se a onça-parda, cujo primeiro registro oficial na reserva aconteceu durante as expedições do Instituto Últimos Refúgios ao local.

Documentário “Últimos Refúgios: Reserva Biológica de Duas Bocas” >>
 

LOCAL DO PROJETO

bottom of page