top of page

GUIA ONLINE DE OBSERVAÇÃO DE AVES

NO ESPÍRITO SANTO

GUARAPARI

PONTOS DE OBSERVAÇÃO DE AVES E CONTATO COM A NATUREZA

Guarapari é um município do Espírito Santo, com pouco mais de 100.000 habitantes (IBGE, 2010). O município é o principal ponto turístico capixaba, principalmente para os próprios capixabas e mineiros, fato que se deve as 30 belas praias. As praias da Areia Preta, das Castanheiras, do Morro, Meaípe e a Enseada Azul são as mais procuradas no verão. Geralmente, cada praia possui um público específico, algumas onde predominam jovens e outras crianças, por exemplo. Além das praias, Guarapari oferece diversas opções gastronômicas, boates famosas, mergulhos, passeio de escuna, parque aquático, o Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (importante área de preservação capixaba) e muito mais.

PONTOS DE OBSERVAÇÃO

SUGESTÕES

PARQUE ESTADUAL PAULO CÉSAR VINHA

Em 1990 foi criado o Parque de Setiba, que posteriormente foi denominado Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, através da Lei nº 4.903 de 1994.

O Parque Estadual Paulo César Vinha, conhecido anteriormente como Parque de Setiba, está localizado no município de Guarapari, no Espírito Santo e possui 1500 hectares. O Parque foi criado com os objetivos de preservar a área de restinga do local e minimizar os impactos sofridos pelo Parque e impedir que os mesmos ocorram novamente, tais como desmatamento e queimadas, sendo que a de 2008 destruiu 30% do Parque. Paulo César Vinha foi um biólogo assassinado devido à causa que defendia: a extração de areia na região do Parque de Setiba. Hoje, o Parque Estadual Paulo Cesar Vinha está aberto a visitação publica, devendo ser previamente agendada no IEMA. No Parque são realizadas atividades de educação ambiental, trilhas, banhos nas inúmeras lagoas da região, passeios pelas praias e observação de seus aspectos naturais. A restinga é o principal tipo de vegetação da área e também podem ser observadas árvores de 15 metros de altura. A fauna do Parque é riquíssima e inclui espécies endêmicas. È importante lembrar que as orientações passadas pelos guias são regras e devem ser seguidas, tais como liberação para poder comer frutas e coletar flores.

Please reload

ESPÉCIES DE AVES INTERESSANTES

*FOTOS FEITAS NO LOCAL*

(veja lista de ocorrência completa nas páginas dos locais de observação)

COMO CHEGAR

COMO CHEGAR DE AVIÃO

O aeroporto mais próximo de Guarapari o Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória. Logo, deverá ser tomado um ônibus ou carro para poder chegar ao município, ressaltando que o trajeto terá cerca de 60 km.
Aeroporto Eurico de Aguiar Salles
Endereço: Av. Fernando Ferrari, 3800 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-920.

COMO CHEGAR DE ÔNIBUS

Deverá ser tomado um ônibus com destino a Guarapari. Há ônibus que partem de Vitória e demais cidades capixabas, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, estados que representam quase a totalidade de turistas que o balneário recebe no verão. Para datas tais como o réveillon, as empresas disponibilizam mais ônibus e horários, devido à grande procura pelas praias do município.

COMO CHEGAR DE CARRO

Saindo de Vitória deverá ser tomada a Rodovia ES – 060 (Rodovia do Sol).

COMO CHEGAR A PÉ

Caminhadas são indicadas, principalmente, pelas principais praias de Guarapari, como a Praia do Morro, Praia da Areia Preta e Praia das Castanheiras. Como o município é relativamente pequeno, vale à pena ir aos principais pontos a pé, tais como nos restaurantes, igreja e outros atrativos de interesse.

Please reload

SUGESTÕES

ONDE FICAR

AGUARDANDO SUGESTÕES

Conhece hotéis, pousadas, hostels, campings nesse município próximos às atrações listadas ao lado? Mande pra gente!

Please reload

CONDUTORES LOCAIS

SEU NOME AQUI!

Você é condutor na sua região? Nos avise!

Please reload

SUGESTÕES

MAIS INFORMAÇÕES

There are no items in this list

Please reload

AGUARDANDO SUGESTÕES

Conhece algum site ou matéria sobre este local? Mande pra gente!

Please reload

COLABORADORES

(Instituíções ou pessoas que ajudaram a montar o conteúdo desse local)

VISITOU ESTE LOCAL? DEIXE UMA MENSAGEM PARA OUTROS USUÁRIOS SABEREM COMO FOI SUA PASSARINHADA!

bottom of page