top of page

GUIA ONLINE DE OBSERVAÇÃO DE AVES

NO ESPÍRITO SANTO

LINHARES

(REGÊNCIA, FAZENDA CUPIDO & REFÚGIO, RESERVA NATURAL VALE)

PONTOS DE OBSERVAÇÃO DE AVES E CONTATO COM A NATUREZA

Linhares é um município do estado do Espírito Santo, contando com pouco mais de 160.000 habitantes (IBGE, 2015). Hoje, Linhares é a principal cidade do norte do ES, sendo considerada uma das principais cidades capixabas para investimento. Apesar do grande potencial econômico, outro aspecto nos encanta em Linhares: a natureza. Motivos? O município concentra o maior número de lagoas da América Latina, grande quantidade de áreas de restinga preservada, vegetação remanescente da Mata Atlântica e bromélias e orquídeas endêmicas. Em nossa HUMILDE opinião, Linhares é um dos locais mais ricos em Biodiversidade do planeta! Linhares possui um grande acervo histórico, cultural, gastronômico e o ecoturismo tem seu potencial aumentado a cada dia na região. O município conta com muitos pontos turísticos, como a Lagoa Juparanã, Balneário de Pontal do Ipiranga, Reserva Natural Vale, Floresta Nacional de Goytacazes, Lagoa Nova, Regência e muito, muito mais!

PONTOS DE OBSERVAÇÃO

SUGESTÕES

REGÊNCIA

Vila de Regência, na foz do Rio Doce

Vila de Regência é uma vila situada na foz do Rio Doce no distrito de Regência, no município de Linhares, no estado do Espírito Santo, Brasil. Recentemente afetada pela tragédia causada pelo rompimento da barragem de rejeitos da Samarco, é uma região que vale ser visitada devido a grande variedade de aves costeiras. Além de o observador registrar aves bem interessantes, estará contribuindo para a manutenção da economia local, desestabilizada pela tragédia.
Boa parte do caminho até a vila é marcado por longos pastos rasteiros, pontuados por pequenos arbustos. Além das muitas aves que habitam as praias de Regência, os principais atrativos da vila são as ondas propícias à prática de surfe, a Festa de Caboclo Bernardo, onde há o encontro das bandas de congo do Espírito Santo, a tradicional Festa dos Pescadores de Regência e a principal base do Projeto TAMAR do estado.

FAZENDA CUPIDO & REFÚGIO

Reserva particular que respeita a biodiversidade, lár dos Mutuns-de-bico-vermelho

A Fazenda Cupido & Refúgio é uma área natural protegida com 180 hectares, que não precisou se tornar uma unidade de conservação para preservar sua biodiversidade. Mais de 60% da área é constituída de florestas nativas. Na Fazenda, todo o trabalho é feito de forma sustentável, tendo sido implantado o sistema de agroflorestas, cujo principal cultivo é o do cacau, seguido pelas seringueiras, e por outras árvores frutíferas. O turismo ecológico também é explorado, pois é possível observar até mesmo os animais e seus vestígios, além de uma exuberante vegetação. Muitas das espécies estão ameaçadas de extinção, como o mutum-de-bico-vermelho, o gavião-real, a onça-pintada e a anta.

RESERVA NATURAL VALE (RNV)

A Reserva Natural Vale (RNV) é uma área protegida privada não inserida no Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC.

É uma das maiores áreas protegidas de Mata Atlântica do Brasil. Possui ao todo 23 mil hectares e foi formada a partir de um processo de aquisição de várias propriedades que foi iniciado em 1955. Em 2008, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) concedeu à Reserva o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, em razão de sua importância na conservação da fauna e da flora. Desde sua criação, já catalogou milhares de espécies animais e vegetais, com destaque para a aves que representam cerca de 20% das espécies já registradas no Brasil, sendo um dos destinos para observação de aves. Outro destaque é a grande presença de espécies de felinos. No local, vive a última população de onças-pintadas do Espírito Santo, que é estudada pelo Projeto Felinos, iniciativa que cumpre um importante papel na conservação da espécie.  

Please reload

ESPÉCIES DE AVES INTERESSANTES

*FOTOS FEITAS NO LOCAL*

(veja lista de ocorrência completa nas páginas dos locais de observação)

COMO CHEGAR

COMO CHEGAR DE AVIÃO

O aeroporto mais próximo de Linhares é o Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória. É importante saber que Linhares e Vitória estão a aproximadamente 140 km de distância. Logo, deverá ser tomado um ônibus ou carro para poder chegar ao município.
Aeroporto Eurico de Aguiar Salles
Endereço: Av. Fernando Ferrari, 3800 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-920.

COMO CHEGAR DE ÔNIBUS

Saindo de Vitória – ES: Há uma empresa de ônibus que é responsável por linhas até Linhares. Os ônibus partem da rodoviária de Vitória e há disponibilidade todos os dias e em diversos horários.

Saindo do Rio de Janeiro – RJ e São Paulo - SP: Há uma empresa de ônibus que é responsável por itinerários que possuem pontos de parada em Linhares, saindo tanto do RJ quanto de SP.

 

COMO CHEGAR DE CARRO

Para chegar até Linhares é necessário seguir pela BR – 101 Norte.

Please reload

SUGESTÕES

ONDE FICAR

AGUARDANDO SUGESTÕES

Conhece hotéis, pousadas, hostels, campings nesse município próximos às atrações listadas ao lado? Mande pra gente!

Please reload

CONDUTORES LOCAIS

Gustavo Magnago

Contato: www.maritacaexpeditions.com/

Condutor especializado em Observação de Aves.

SEU NOME AQUI!

Você é condutor na sua região? Nos avise!

Add some info about this item

Please reload

SUGESTÕES

MAIS INFORMAÇÕES

SITE - PREFEITURA DE LINHARES

Site da PML, com mais informações.

PDF - Inventário da oferta turística do município de Linhares

Inventário turístico de Linhares, com informações referentes ao pontos turísticos (como chegar, etc).

Please reload

AGUARDANDO SUGESTÕES

Conhece algum site ou matéria sobre este local? Mande pra gente!

Please reload

COLABORADORES

(Instituíções ou pessoas que ajudaram a montar o conteúdo desse local)

VISITOU ESTE LOCAL? DEIXE UMA MENSAGEM PARA OUTROS USUÁRIOS SABEREM COMO FOI SUA PASSARINHADA!

bottom of page