top of page

GUIA ONLINE DE OBSERVAÇÃO DE AVES

NO ESPÍRITO SANTO

VITÓRIA

(CAPITAL DO ES)

PONTOS DE OBSERVAÇÃO DE AVES E CONTATO COM A NATUREZA

Vitória é a capital do Estado do Espírito Santo, contando com toda a infraestrutura para observadores de aves, com fundação datada de 08 de Setembro de 1551. A capital capixaba conta com uma população de 358.875 habitantes (IB-GE, 2015) e é quarta cidade mais populosa do ES. O município de Vitória possui diversos parques urbanos e áreas verdes, onde espécies de aves cobiçadas por observadores de aves podem ser encontradas. Espécies como colhereiro, saracura-matraca, arapapá, saracura-do-mangue, mãe-da-lua, são facilmente encontradas. Além das belezas cênicas, para quem quer conhecer um pouco mais a cidade, outros pontos da cidade merecem destaque, como o Theatro Carlos Gomes, a Catedral Metropolitana, o Centro Histórico e muito mais.

PONTOS DE OBSERVAÇÃO

SUGESTÕES

UFES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) é vinculada ao Ministério da Educação (MEC), possuindo autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial

A UFES é a principal Instituição de Ensino Superior do Espírito Santo, com fundação datada de 05 de maio de 1954. A Universidade possui quatro campi universitários, sendo o de Goiabeiras, em Vitória, o principal deles. O campus de Goiabeiras conta com uma ampla área verde, incentivando a caminhadas por toda a sua extensão, que permitirá a observação das aves encontradas no local. A área possui grande interesse ambiental, pois é circundada por manguezal, sendo o mesmo mantido sob proteção ambiental. Além disso, o campus abriga diversas opções culturais e de lazer, consistindo em um teatro, rádio universitária, observatório astronômico e planetário, parque aquático, entre outros. A UFES possui o tradicional Restaurante Universitário, que também pode ser utilizado por visitantes a um preço acessível. Mas, para maiores opções, há a Rua da Lama, localizada em frente ao campus de Goiabeiras. O local é conhecido pela grande oferta de restaurantes e bares tradicionais da capital capixaba,

PARQUE NATURAL MUNICIPAL GRUTA DA ONÇA

Unidade de Conservação Municipal de Vitória,ES

O Parque Natural Municipal Gruta da Onça é uma Unidade de Conservação com área aproximada de 67 mil m². Foi criado pela lei 3.564/88 e sua denominação foi alterada pela Lei nº 6.482/05. Remanescente da Mata Atlântica em meio a capital Capixaba, presta importantes serviços ambientais como a proteção das encostas reduzindo a erosão, a produção de água, a minimização do calor das construções, absorção de gases poluentes, além de proteger espécies tanto da fauna como da nossa flora.
Possuí trilhas com atrações históricas e possibilidade de encontrar fauna silvestre praticamente no meio de uma cidade.

MANGUEZAL DE VITÓRIA

Estação Ecológica Municipal Ilha do Lameirão (EEMIL)

Criada inicialmente como Reserva Ecológica pela Lei Municipal Nº 3.326 de 27 de maio de 1986, essa categoria foi logo alterada para Estação Ecológica pela Lei Municipal nº 3.377 em 15 de setembro de 1986. Com cerca de 891.83ha, a Estação Ecológica Municipal Ilha do Lameirão (EEMIL) é composta em sua maior parte de Manguezal (92,66%) seguida da Restinga com vegetação Rupestre, Alagados e Apicum.

A Estação Ecológica pertence ao grupo das Unidades de Conservação de Proteção Integral de uso mais restrito, sendo admitida apenas a realização de pesquisas científicas, porém, é possível fotografar seu entorno, com todas as espécies de aves aquátcas, com barcos.

ÁREA DE AVES MARINHAS (PELÁGICAS)

Área de Observação de aves pelágicas ( aves oceânicas ou aves marinhas).

A Baía de Vitória é um local onde facilmente pode-se observar aves marinhas. Por ser um local onde poucos observadores de aves exploram, a chance de encontrar novas espécies para o estado é grande. Se o observador visitar o local na época da observação de baleias é muito provável que encontre as gigantonas por lá, já que o Espírito Santo é rota dessa galera tão especial.

PARQUE DA FONTE GRANDE

Unidade de Conservação Estadual

O Parque Estadual da Fonte Grande é uma Unidade de Conservação pertencente ao estado do Espírito Santo, localizado no Município de Vitória, capital deste Estado situado na região sudeste. Com uma área de 260 hectares, abrange os seguintes morros: da Fonte Grande, Mulundú, Santa Clara, Pedra do Vigia, Bastos e Pedra dos Olhos. O parque da fonte grande é um excelente local para passeio em familia e também para quem é apaixonado por bike. Além de possui vários mirantes que têm as melhores vistas da capital. Pouco explorado por observadores de aves, fazendo com que seja possível você mesmo fazer descobertas super interessantes de ocorrência de aves.

ILHA DO BOI

Bairro residencial rodeado pelo mar e aves migratórias.

A Ilha do Boi é um dos bairros nobres da cidade de Vitória e fica próxima ao ShoppingVitória e à Curva da Jurema. O lado leste da ilha faz divisa com a Baía de Vitória e a vista para Vila Velha é belíssima: Com vista para o Morro do Moreno, a Terceira Ponte e o Convento da Penha. Abaixo da mureta de observação, existe uma lajem de pedra rodeando o contorno do mar, onde pode-se observar diversas aves migratórias mariscando, onde podem ser facilmente observadas/fotografadas.

PARQUE BOTÂNICO VALE

Parque privado aberto a visitação

O Parque Botânico Vale em Vitória, no Brasil, tem 33 hectares de área - o equivalente a 33 campos de futebol. Parte do Cinturão Verde da Vale, é um espaço de lazer e, principalmente, uma unidade de conservação da Mata Atlântica, uma das mais importantes florestas do país. O parque abriga mais de 140 espécies de árvores, tais como pau-brasil, jacarandá e ipê, além de animais silvestres, como caticocos, gambás, saguis e várias espécies de aves que podem ser vistas em cinco trilhas ecológicas disponíveis para os visitantes.

Please reload

ESPÉCIES DE AVES INTERESSANTES

*FOTOS FEITAS NO LOCAL*

(veja lista de ocorrência completa nas páginas dos locais de observação)

COMO CHEGAR

COMO CHEGAR DE AVIÃO

Aeroporto Eurico de Aguiar Salles Endereço: Avenida Fernando Ferrari, 3.800 - Goiabeiras - Vitória – ES CEP: 29.075-920

 

COMO CHEGAR DE ÔNIBUS

Terminal Rodoviário de Vitória
Endereço: Avenida Alexandre Buaiz, 350 - Ilha do Princípe, Vitória - ES, 29020-300

Ônibus de circulação municipal e intermunicipal
Informações quanto a tarifas, itinerários e horários:

SITE: Consulta itinerário de ônibus municipais.

SITE: HORÁRIOS 

COMO CHEGAR DE CARRO

Utilizar carro em Vitória é tarefa fácil, pois há placas que indicam os principais pontos de interesse do município. Mas, em momentos de pico há um grande fluxo de carros, principalmente nas vias que dão acesso a Terceira Ponte, em direção a Vila Velha e em avenidas de maior movimento, como a Reta da Penha, Saturnino de Brito e Fer-nando Ferrari. Muitas ruas de Vitória contam hoje com o parquímetro (estacionamento pago). Logo, deve haver atenção quanto ao pagamento do rotativo, para que não sejam geradas multas para o dono do automóvel. Há máquinas automáticas nas ruas para que seja realizado o pagamento da tarifa e também funcionários da prefeitura que estarão próximos a maquina para maiores informações e dúvidas quanto à utilização da mesma.
 

COMO CHEGAR A PÉ

Os principais bairros de Vitória são muito próximos, o que permite aos moradores que atividades cotidianas possam ser realizadas a pé. Mas, tanto para moradores e, principalmente, para turistas, tal prática requer atenção e cautela, pois alguns locais são considerados propícios a assaltos e furtos.

Please reload

SUGESTÕES

ONDE FICAR

Por não ser uma cidade muito grande, a maioria dos hotéis em Vitória concentra-se na Praia do Canto e pela orla da Praia de Camburi. Esses são bons lugares, tanto para quem viaja a negócios como a turismo.

AGUARDANDO SUGESTÕES

Conhece hotéis, pousadas, hostels, campings nesse município próximos às atrações listadas ao lado? Mande pra gente!

Please reload

CONDUTORES LOCAIS

SEU NOME AQUI!

Você é condutor na sua região? Nos avise!

Please reload

SUGESTÕES

MAIS INFORMAÇÕES

SITE - PREFEITURA DE VITÓRIA

Site da PMV, com mais informações.

SITE - WIKIAVES

Registros feitos por colaboradores do site WikiAves na cidade de Vitória/ES.

Please reload

AGUARDANDO SUGESTÕES

Conhece algum site ou matéria sobre este local? Mande pra gente!

Please reload

COLABORADORES

(Instituíções ou pessoas que ajudaram a montar o conteúdo desse local)

VISITOU ESTE LOCAL? DEIXE UMA MENSAGEM PARA OUTROS USUÁRIOS SABEREM COMO FOI SUA PASSARINHADA!

bottom of page