top of page

PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA

Nossa especialidade é o registro fotográfico e audiovisual de fauna e flora, captando toda a essência das regiões retratadas. Explorando desde as lindas paisagens até os animais noturnos mais arredios, como os felinos e suas presas. Utilizamos técnicas aprendidas durante anos de especialização em registro de animais selvagens, aplicando desde recursos transmitidos por antigos caçadores até novas tecnologias digitais de captação de imagens em alta qualidade.

Se você quer saber mais ou está precisando de um registro fotográfico ou audiovisual de fauna e flora, por favor, entre em contato. Nossa equipe está feliz em lhe dar mais informações.

CINE.EMA

Festival de Cinema Ambiental e Sustentável do Espírito Santo

O “Cine.Ema” é um projeto social, cultural e ambiental de valorização dos aspectos ecológicos icônicos do distrito de Burarama dentro do cinema capixaba e nacional, envolvendo o meio ambiente e as questões sustentáveis, considerando a relevância da riqueza ecológica da

comunidade e seu rico patrimônio histórico.

Inspirado na Pedra da Ema, cartão postal do bucólico distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), o “Cine.Ema – Festival de Cinema Ambiental e Sustentável do Espírito Santo” é um projeto social e cultural de ampliação da consciência ambiental através do cinema, exibindo gratuitamente obras audiovisuais que tematizem o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável em mostras realizadas em rua, praça pública ou escolas. O evento realiza atividades paralelas de educação ambiental que relacionem a ruralidade do distrito, que é considerado a principal rota agroturística de Cachoeiro de Itapemirim, ao sul do estado.

O Cine.Ema 2015 - Uma produção dos estudantes da Escola Estadual Wilson Resende

CINE.EMA 2016

Uma das novidades da 2ª edição do Cine.Ema foram as oficinas realizadas durante os meses de maio e junho em Burarama e região. Oficinas de empreendedorismo, produção cultural, observação de aves e cinema ambiental foram realizadas tendo como foco a formação de capital humano, proporcionando desenvolvimento comunitário, além de resultar produções cinematográficas que serão exibidas em uma Mostra de Cinema realizada em conjunto com a comunidade. 

As oficinas visaram capacitar a comunidade para o festival com ações de permanência, seja da prática do cinema ou de atividades de incremento e capacitação do capital humano na área do turismo e do empreendedorismo criativo, incentivando que os próprios habitantes sejam os agentes culturais e sociais responsáveis pela transformação do distrito em celeiro de criatividade e referência turística no sul do Estado.

OBSERVAÇÃO DE AVES

Coordenados por Detinha Son e Filipe Ventura, com apoio de Leonardo Merçon, os encontros teóricos e práticos foram realizados em Burarama e região, com crianças desta localidade.

Obirdwatching ou observação de aves é uma atividade que se resume em “colecionar avistagens”. A observação realizada na natureza promove uma gratificante atividade de lazer e descontração, proporcionando aos praticantes recompensas intelectuais, recreativas e científicas. Nos Estados Unidos existem cerca de 69 milhões de observadores de aves, os quais movimentam a economia dos diversos locais visitados.

O objetivo é a formação de Núcleo de observadores de aves, promovendo o turismo sustentável, estimulo ao empreendedorismo local, ao bem estar e experiências sensoriais. Ensino em loco da morfologia das aves e estudo a sistemas ecológicos locais.

CINEMA AMBIENTAL

Coordanadas pela equipe do Instituto Últimos Refúgios e em parceria

com a Escola Wilson Resende, as oficinas de cinema ambiental foram

realizadas com adolescentes e jovens da Escola Wilson Resende, em Burarama.

O trabalho prático e teórico resultou em filmes de curta duração do gênero documentário que foram exibidos no festival. Esta atividade é parte complementar da instalação do Cineclube “Cine.Ema”, que já havia se iniciado na primeira edição do festival em 2015.

EMPREENDEDORISMO & PRODUÇÃO CULTURAL

Coordenadas pela equipe da Caju Produções, os encontros teóricos e práticos foram realizados em Burarama com foco na comunidade local, envolvendo o tema do empreendedorismo na produção cultural e na busca pelo incentivo do sistema de cama e café.

Este projeto se configura como uma ação de educação ambiental envolvendo comunidade escolar, urbana, rural e áreas quilombolas e periféricas na busca pela transformação social, conhecimento e reconhecimento de suas identidades a partir do diálogo sobre desenvolvimento local relacionando o turismo, a sustentabilidade, a economia criativa e geração de emprego e renda.

AGROINDÚSTRIA - Uma produção dos estudantes da Escola Estadual Wilson Resende

MENINAS BORDADEIRAS - Uma produção dos estudantes da Escola Estadual Wilson Resende

OBSERVAÇÃO DE AVES - Uma produção dos estudantes da Escola Estadual Wilson Resende

CINE.EMA 2017

Cadê a árvore que estava aqui? Esta pergunta se torna cada vez mas frequente. Durante as oficinas do 3ª edição do Cine.Ema, os estudantes da escola Wilson Resende (Burarama, ES) gravaram um mini documentário sobre a história das árvores de Burarama. Onde foram as matas, ou será que hoje tem mais verde? Acompanhe os estudantes nessa aventura de descobrimento pelas árvores da região.

Vídeo resultante da oficina de vídeos ambientais para jovens da comunidade local, ministrado pela diretora Ilka Westermeyer, no 4º CINE.EMA, realizado em Burarama-ES.

SOBRE BURARAMA

Burarama é um distrito localizado à 35 km do centro da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, sul do Espírito Santo. O lugar obtém destaque

devido à casualidade da natureza - uma gigantesca formação rochosa. Sempre no horário da tarde, os raios solares fazem com que uma enorme falha em uma rocha forme a figura de uma ema, ave que se alimenta de ovos e frutos. A visualização desta ave pernalta é considerada perfeita entre os meses de junho e setembro.

Embora não haja Emas na região, Burarama tem características ambientais que a diferenciam no cenário sul capixaba, fazendo parte do corredor ecológico. O Corredor Burarama – Pacotuba – Cafundó apresenta características peculiares no contexto da atividade turística. A comunidade de Burarama, por exemplo, com ares bucólicos, arquitetura colonial e características geográficas de rara beleza, detém enorme potencial para o desenvolvimento da atividade turística, principalmente no segmento do ecoturismo, turismo de aventura e agroturismo, este último já realizado através do Circuito “Águas de Burarama” que envolve pequenos produtores rurais, artesãos, sistemas de hospedagem e alimentação, áreas naturais particulares e espaços de lazer.

REALIZAÇÃO

bottom of page