top of page

GUIA ONLINE DE OBSERVAÇÃO DE AVES

NO ESPÍRITO SANTO - Brasil

Este é o Guia Online de Observação de Aves - Espírito Santo, que tem como objetivo fomentar a observação de aves e fazer com que cada vez mais pessoas tenham contato com a natureza e se importem com ela.

Abaixo apresentamos os locais indicados (que já conhecemos), pela equipe do Instituto Últimos Refúgios e seus parceiros, para a observação de aves e da contemplação da natureza. O Espírito Santo é uma ótima parada para observadores de aves de todo o mundo, pois contêm uma grande diversidade de espécies interessantes e/ou raras gerando um grande potencial para o ecoturismo.


Este é um projeto colaborativo e em constante desenvolvimento, portanto, sugestões, informações e fotos complementares são bem-vindas! Entre em contato pelo e-mail: aves@ultimosrefugios.com.br

O QUE É A

OBSERVAÇÃO DE AVES?

?

1 -   VITÓRIA (CAPITAL)

2 - LINHARES (REGÊNCIA, FAZENDA CUPIDO & REFÚGIO, RESERVA DA VALE)

3 -  SERRA (MESTRE ALVARO)

4 -  SANTA TERESA (MUSEU MELLO LEITÃO - INMA)

5 -  DOMINGOS MARTINS (PARQUE ESTADUAL DE PEDRA AZUL)

6 -  CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM (BURARAMA / MONTE ALEGRE)

7 - GUARAPARI

(PARQUE ESTADUAL PAULO C. VINHA)

8 -  CONCEIÇÃO DA BARRA

(PARQUE ESTADUAL DE ITAÚNAS)

LOCAIS INDICADOS PARA OBSERVAÇÂO DE AVES NO ES

9
10

QUER SUGERIR UMA NOVA LOCALIDADE PARA O GUIA?

BAIXE O ARQUIVO ABAIXO, COMPLETE AS INFORMAÇÕES E ENVIE PRA GENTE:

EM CONSTRUÇÃO

9 - VILA VELHA (ALAGADOS DO VALE)

EM CONSTRUÇÃO

10 - AFONSO CLAUDIO (CANTINHO 3 PONTÕES)

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ABERTAS A VISITAÇÃO

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE USO RESTRITO (SEM VISITAÇÃO)

LOCAIS INDICADOS (VISITADOS) PARA A OBSERVAÇÃO DE AVES

OUTROS (em breve)

O Espírito Santo é uma ótima parada para observadores de aves de todo o mundo, pois possui uma grande diversidade de aves interessantes e/ou raras. Originalmente possuía 100% de seu território coberto por Mata Atlântica, porém com a degradação que esse bioma sofreu, suas áreas preservadas chegaram a cerca de 11%. Os levantamentos atuais, no entanto, mostram que mesmo com a cobertura florestal drasticamente reduzida, o Espírito Santo ainda conta com mais de 650 espécies de aves, o que corresponde a quase 36% da avifauna do nosso país.

ESPÉCIES DE AVES

NO ESPÍRITO SANTO

Abaixo, a listas das espécies de aves (que temos conhecimento) no ES.

Abaixo, coletânea de vídeos mostrando comportamentos interessantes de algumas aves encontradas no Espírito Santo, Brasil. Este vídeo foi produzido para o evento AVISTAR-ES, que aconteceu em Outubro de 2015. O Espírito Santo é um dos lugares mais interessantes para observação de aves do mundo, atraindo todos os tipos de observadores. Vídeos de Gustavo Magnago e Leonardo Merçon.

* Esta página está em constante desenvolvimento, e é realizada por VOLUNTÁRIOS, portanto, aceitamos sugestões de novos locais, dicas e APENAS criticas CONSTRUTIVAS. Caso conheça alguma área interessante para observação de aves, nos envie um e-mail (contato@ultimosrefugios.com.br) com as informações.

Gostou da iniciativa? Inscreva nos canais de mídia social do Instituto Últimos Refúgios e nos deixe uma mensagem para sabermos que nosso trabalho está sendo útil.

FACEBOOK

YOUTUBE

REALIZAÇÃO

PARCEIROS

EQUIPE

Leonardo Merçon (Fotógrafo de Natureza) - Voluntário com Coordenação de Projeto e fotógrafo de Natureza

Luis Francisco (Graduando em Biologia) - Voluntário com Consultoria/revisão ciêntifica

Joarley Rodrigues (Técnico em Guia de Turismo) - Voluntário com Consultoria de informações turísticas

bottom of page