top of page

POST EM DESTAQUE

  • João Pedro Zanardo - Voluntário do Instituto

Ação de limpeza nas praias de Vitoria-ES recolhe, em uma manhã, um "baleia de lixo".

No dia 25 de novembro aconteceu a limpeza das praias de Vitória no Espírito Santo, realizado pelo Projeto Pegada envolvendo diversas ONGs (instigadas pelo Sea Sheperd Brasil e Instituto O Canal), a prefeitura de Vitória e pessoas de diferentes idades, juntas pelo meio ambiente.



Esta ação teve como objetivo fazer a limpeza das praias retirando o lixo (que é um grande causador de morte de animais marinhos) e sensibilizar as pessoas sobre a poluição dos mares.


Foi recolhido aproximadamente 1 tonelada de lixo nesta ação. Dentre os objetos recolhidos, pudemos ver alguns residuos curiosos. Mostrando assim a necessidade de mais ações focadas no bem do meio ambiente.



Segundo a BBC Brasil o oceano recebe todo ano cerca de 8 milhões de toneladas de lixo plástico, o que coloca em risco a vida de milhares de espécies de animais marinhos em especial as tartarugas e as baleias, que muitas vezes morrem intoxicados ou asfixiadas após ingerirem esse tipo de lixos. Segundo uma notícia do G1 de 2015, de todo o lixo gerado no Brasil por ano, cerca de 30% dele poderia ser reaproveitado e apenas 3% do total é reciclado, levando a imaginar que o cenário que vimos no domingo poderia ser bem diferente se nós déssemos a destinação certa ao nosso lixo.


Além de recolhimento de lixo, aconteceu a fiscalização feita pela Prefeitura de Vitória para retirar redes de pesca ilegais, que matam por ano, milhares de animais que não são alvo daquela pesca (tartarugas, golfinhos, baleias e muitas espécies ameaçadas de extinção).


Ao final da ação foi montado um mosaico em forma de baleia com parte do lixo recolhido para mostrar a quantidade de lixo recolhido em um trecho pequeno de praia e tambem mostrar de forma simbolica mais uma baleia sendo salva da poluição marinha.


Obrigado a todos que participaram dessa ação!!


Instituíções participantes da ação:

@projetopegadaoficial

@amigosdajubarte

@Vida de Ilha

@sea_sheperd_brasil

@institutoocanal

@Instituto Últimos Refúgios

@Instituto Jacarenema de Pesquisa Ambiental

@EcoMaris

@prefeituradevitória

@Vigilantes dos Ecossistemas

@Desbravadores

e o PovoBrasileiro (nossos voluntários)


* Texto de João Pedro Zanardo, Voluntário do Instituto Últimos Refúgios. * Fotos de Leonardo Merçon, Presidente do Instituto Últimos Refúgios.



 

Link dos sites citados: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/02/150213_plastico_mares_lk


http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2015/04/apenas-3-de-todo-o-lixo-produzido-no-brasil-e-reciclado.html






bottom of page